Viagem por Macau

Cecília Jorge e Rogério Beltrão Coelho
Livros do Oriente/Instituto Cultural de Macau, 2014


Viagem por Macau reúne relatos de cerca de 100 autores estrangeiros que passaram pela região entre os séculos XVII a XX. São 1666 páginas divididas em quatro volumes.

Viagem por Macau

 

Fruto de um trabalho de investigação iniciado há 30 anos pelos jornalistas Cecília Jorge e Rogério Beltrão Coelho, Viagem por Macau é uma colecção de testemunhos contados por estrangeiros que passaram pela cidade e que dão voz à história de Macau ao longo dos séculos XVII a XX. A obra agrupa em 1666 páginas, distribuídas em quatro volumes, textos que descrevem a cidade e a sua população, e que tecem considerações e comentários sobre a vida de Macau bem como os seus momentos políticos mais significativos.

Já em 1997 e 1999 os autores tinham editado já dois volumes com o mesmo nome, limitando, no entanto, a recolha de textos a finais do século XIX. O trabalho de investigação agora alargado é em parte resultado de uma biblioteca que os autores construíram sobre a China e Macau. A nova obra amplia os conteúdos do século XVII até ao século XIX, e introduz o século XX até aos anos 60. “Além disso, nas edições de 1997 e 1999 havia biografias incompletas e, nalguns casos, nem sequer existiam, e nesta edição há notas biográficas de todos os autores”, explicam os escritores em comunicado sobre a obra, lançada no início de Julho na Fundação Rui Cunha.

Os autores internacionais – navegadores, missionários, escritores e jornalistas – que escreveram crónicas, livros, cartas e diários sobre Macau, são apresentados nesta obra nas suas línguas originais (francês, inglês, italiano, espanhol, alemão e neerlandês) e com respectiva tradução em português. Até ao século XIX “há duas grandes componentes, que são as viagens à volta do mundo e as embaixadas à China: embaixadas dos franceses e sobretudo dos ingleses, que enviaram várias missões até conseguirem Hong Kong”.

Já no período referente ao século XX encontram-se “turistas, homens e mulheres que vêm a Macau em excursões próprias – como uma baronesa austríaca que veio num veleiro com a família toda e com a tripulação de 40 pessoas – e jornalistas europeus”, cujo interesse por Macau é despertado e acentuado com o período da Revolução Cultural e implantação da República Popular da China. O facto de terem passado vários jornalistas e escritores por Macau “faz com que algumas descrições tenham um conteúdo literário de muita qualidade e de muito interesse”, salientam os autores.

A antologia termina propositadamente na década de 1960 para “dar um distanciamento de 50 anos à investigação e deixar uma margem de reflexão”. Viagem por Macau é uma co-edição Livros do Oriente e Instituto Cultural e “pretende ser apenas uma ferramenta – um trabalho de divulgação séria e fundamentada – uma arca de sótão onde se guardam as recordações…”. Aos historiadores, sociólogos e antropólogos caberá agora “fazer a análise dos textos e tirar as conclusões necessárias à compreensão de um qualquer momento da história de Macau e dos comportamentos dos que a viveram”.

 

Viagem por Macau

Cecília Jorge e Rogério Beltrão Coelho

Livros do Oriente e Instituto Cultural de Macau, 2014

1666 páginas

500 patacas (preço de referência à venda na Livraria Portuguesa)