Xi Jinping alerta para “problemas, dificuldades e desafios” em Macau

O Presidente chinês, Xi Jinping, reiterou o apelo ao Governo e à população de Macau para que juntem esforços no sentido de ultrapassar os "problemas, dificuldades e desafios" do território.

 

“Temos bem conhecimento de que a prática de ‘Um país, dois sistemas’ não vai decorrer de forma tranquila. Enquanto Macau obtém grandes progressos e sucessos, existem alguns problemas, e poderão ainda encontrar-se mais dificuldades e desafios que precisamos de tratar de forma adequada”, disse o chefe de Estado, durante um jantar de boas-vindas no início de uma visita oficial.

O Presidente chinês fez uma breve retrospectiva dos 15 anos de existência da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e lembrou o momento da transferência da administração de Portugal para a República Popular da China, recordando que “depois de conhecer tanto vento e chuva, [o território] finalmente retornou ao abraço da pátria”.

Sem nunca referir concretamente quais são os problemas que a RAEM enfrenta, numa altura em que as receitas dos casinos estão em queda há cinco meses consecutivos, Xi Jinping sublinhou a importância de se “constatar com lucidez as novas mudanças no ambiente interior e exterior de Macau”, defendendo ser necessário “coordenar e planear, tentar adquirir apoios de todos os círculos da sociedade”.

Apesar dos alertas, o líder chinês salientou os “progressos consideráveis e grandes sucessos” de Macau, que considerou um território “cheio de vitalidade, estável e harmonioso”. “O espírito de remar o barco na mesma direcção, bem como o pragmatismo e o espírito empreendedor são a fonte da força do desenvolvimento de Macau”, elogiou.

O jantar de gala, onde estiveram presentes cerca de 300 convidados, contou também com um discurso do líder do Governo de Macau, Chui Sai On, que disse compreender “profundamente” neste momento “a visão estratégica e majestosa” de Deng Xiaoping na conceção do princípio ‘Um país, dois sistemas’. “Em Macau, as bases de harmonia entre as diversas comunidades estão consolidadas, o aprofundamento dos valores humanistas é promovido e é mantido o desenvolvimento social, a harmonia e a estabilidade”, afirmou.

De acordo com a agência oficial chinesa Xinhua, durante os encontros que teve com o Governo local, Xi Jinping prometeu oferecer a Macau um casal de pandas gigantes.

Em 2009, quando a RAEM celebrou 10 anos, a China ofereceu dois pandas a Macau. No entanto, em Junho deste ano, a fêmea morreu devido a problemas renais.