Casal de pandas gigantes da China chega a Macau a 30 de Abril

Um casal de pandas gigantes, prometido a Macau pelo Presidente chinês, Xi Jinping, em Dezembro, chega no final do mês ao território, informou o Governo.

 

Em Dezembro de 2014, por ocasião do 15.º aniversário da transferência de poderes de Macau para a China, Xi Jinping prometeu a entrega de um novo casal de pandas, depois da morte da panda fêmea – Sam Sam – em Junho passado.

A data de entrega dos panda foi confirmada entretanto, após visita a Macau de uma equipa de especialistas em conservação da natureza do interior da China, que se manifestou, “por unanimidade, satisfeita com o bom ambiente do Pavilhão [do Panda Gigante], com o respectivo pessoal, a organização, gestão e protecção dos animais e equipamento médico”, refere um comunicado do Gabinete da Secretária para a Administração e Justiça.

A panda fêmea “Shurong” e o macho “Yalin”, de oito e sete anos, respectivamente, foram os escolhidos, no final de Março, em Chengdun, capital da província chinesa de Sichuan, para passarem a viver em Macau.

O casal vai adoptar os nomes de “Kai Kai” e “Xin Xin” em Macau.