Desenhos em ‘post-it’ sobre a Lisboa pombalina chegam a Macau

O arquitecto João Santa-Rita inaugurou em Macau uma exposição de desenhos sobre a baixa lisboeta em formato ‘post-it’, que reflecte sobre o período pombalino e o potencial daquela zona da capital portuguesa.

 

A mostra apresentada em Lisboa em 2012 já passou pelos Açores e Polónia e faz agora a estreia na Região chinesa no Albergue da Santa Casa da Misericórdia, dando seguimento a um convite feito a João Santa-Rita quando participou num seminário sobre a obra do arquitecto Manuel Vicente, com quem trabalhou em Macau nos anos 1980.

O também presidente da Ordem dos Arquitectos escolheu desenhar em ‘post-it’ por ser o tipo de material onde normalmente se escreve para lembrar a realização de uma tarefa. E usou a baixa de Lisboa como tema “por ser um sítio marcante na cidade e muito importante na história”. “Parece-me que ainda há muito para explorar do que foi feito naquela época. E não sei se pelo trauma, se pelo marcante que é, todo aquele potencial tem sido muito pouco manipulado”, afirmou, explicando que a intenção de reflectir sobre “se o pombalino e se todas aquelas propostas de edifícios e sistemas urbanos acabaram ali ou se podem, de alguma forma, ser repensados na cidade”.

João Santa-Rita desenhou mais de 600 ‘post-it’ de diferentes dimensões em dois meses, numa média de 20 por dia. “O formato post-it é óptimo porque é como se fossem registos de coisas que eu quero dizer”, observou.

Na mostra, os desenhos estão colados, tal e qual como se colam os post-it. “Não há problema de uns ficarem mais encaracolados e outros mais direitos – e possivelmente em Macau ainda vão ficar mais encaracolados por causa da humidade –, porque isso é fruto dos sítios por onde passam; ganham vida”, acrescentou.

Alguns dos desenhos permitem um olhar de relance sobre a cidade, outros permitem ir ao pormenor: “São um pouco como alguns desenhos chineses e têm um detalhe enorme”, descreveu.

Dos expostos no Albergue, João Santa-Rita destacou um sobre a “Lisboa medieval renascida” e outro que representa a “Lisboa sonhada no século XIX, com os trabalhos dos engenheiros, com os teleféricos a cruzar as colinas”. “É uma cidade incrível, fabulosa, mas faltam-lhe alguns gestos de grande dimensão. Foi sempre aquilo que nós questionámos na cidade de Lisboa e que eu procurei aqui introduzir”, salientou.

A “POST pombalino IT, Exposição de Desenhos de João Santa-Rita” vai estar patente até 20 de Maio.