“Sagres, a nossa barca” em livro fotográfico lançado em Macau

O jornalista e investigador Joaquim Magalhães de Castro lançou no auditório do consulado-geral de Portugal em Macau o livro "Sagres, a nossa barca", um álbum fotográfico com cerca de 300 imagens de quatro viagens feitas no navio escola.

 

“É um álbum fotográfico em que são destacados vários momentos de quatro viagens efetuadas entre 2010 e 2014 e onde se pretende retratar o dia-a-dia a bordo e as funções de todos os membros da tripulação”, explicou à agência Lusa Joaquim Magalhães de Castro.

O investigador salientou que além da memória, as fotografias pretendem ainda destacar as “diferentes vertentes do Sagres como navio escola e embaixador itinerante e símbolo de Portugal nos mares de todo o mundo”.

Ao longo de 280 páginas em versão trilingue – português, chinês e inglês – o autor escreveu “legendas alongadas” para detalhar e explicar cada momento gravado nas fotografias.

O novo livro do jornalista e investigador foi impresso em mil exemplares, será lançado mais tarde em Portugal e conta ainda com textos introdutórios dos comandantes Proença Mendes e Sardinha Monteiro, que comandavam o navio na altura das viagens.