Portugueses conquistam dois prémios em festival de cinema de Macau

Três realizadores portugueses conquistaram dois prémios na edição deste ano do Macau Indies, com os filmes "Mio Pang Fei", sobre o conceituado pintor chinês, e "Iec Long", centrado na antiga fábrica de panchões de Macau.

A longa-metragem “Mio Pang Fei”, de Pedro Cardeira, venceu na categoria de Melhor Argumento, uma distinção que deixou o realizador “muitíssimo contente”, até porque este foi o seu primeiro filme.

O pintor de 76 anos, que se refugiou em Macau depois de ser perseguido na China devido às características da sua arte, marcadamente abstracta, já foi informado do prémio e ficou “muito contente”, contou Cardeira, em declarações à agência Lusa. “Acho que esta história já devia ter sido contada há muito tempo. Mio Pang Fei é um dos poucos artistas chineses que faz uma ligação ao Ocidente, que criou uma tese em volta disso”, disse o realizador, salientando também o interesse da vida pessoal do pintor e como a sua história acabou por se fundir com Macau.

“Macau é um símbolo de ligação com outras culturas e faz todo o sentido para a carreira dele”, comentou.

Depois de ter estado no DocLisboa no ano passado e este ano na Bienal de Veneza, onde o pintor representa Macau, “Mio Pang Fei” pode chegar, ainda em 2015, a “mais dois festivais na Europa”. Cardeira gostava também de conseguir lançar uma edição em DVD e que a produção chegasse às televisões.

O Macau Indies 2015 distinguiu ainda o filme “Iec Long” da dupla portuguesa João Pedro Rodrigues e João Guerra da Mata, como melhor longa-metragem, uma produção sobre a memória daquele espaço, cuja recuperação foi anunciada pelo Governo.