Dossiê MTC | Da Ilha da Montanha para o mundo

Macau e a província de Guangdong estão a trabalhar juntas na criação de um parque, na Ilha da Montanha, que pretende tornar-se uma referência a nível mundial, na área da MTC

產業園發展歷程 - 園區規劃

 

Texto Sofia Jesus

 

 

Iniciado oficialmente em Abril de 2011, o projecto do Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong-Macau tem dois grandes objectivos: tornar-se num centro internacional de controlo de qualidade da MTC e assumir o papel de plataforma industrial de cuidados de saúde, também a nível internacional.

O Parque estende-se por meio quilómetro quadrado e o final dos grandes trabalhos de construção está previsto para 2020. O espaço deverá actuar como um centro internacional de certificação uniformizada, acolher laboratórios industriais destinados à investigação e ao desenvolvimento, servir de centro de conferências e formação na área das tecnologias para a medicina, e funcionar ainda como plataforma nas áreas da comercialização, armazenamento e tratamento logístico dos produtos de MTC.

Os objectivos passam também por fazer do Parque uma plataforma comercial de equipamentos de cuidados de saúde, a nível internacional, bem como um espaço para exposições e convenções ligadas ao sector da medicina. Outra das ideias é servir de base ao desenvolvimento da área do turismo de saúde e bem-estar.

O desenvolvimento do Parque está a cargo da Guangdong-Macau Traditional Chinese Medicine Technology Industrial Park Development Co., Ltd., uma companhia que resulta da cooperação entre outras duas, uma em representação de Macau e outra de Zhuhai.

Até Dezembro do ano passado, tinham sido angariados mais de uma centena de potenciais investidores de diversas áreas. Da análise de cerca de metade, tinha já resultado a escolha de uma dezena de candidaturas de Macau, provenientes de entidades – incluindo empresas e instituições de ensino – interessadas em alugar um terreno no parque a preços competitivos, para ali desenvolver o seu trabalho na área da MTC.

 

 

*****

Laboratório de Referência do Estado

Fruto do 12.º Plano Quinquenal de Desenvolvimento da China, a Universidade de Macau e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau criaram em conjunto, na RAEM, o Laboratório de Referência do Estado para Investigação de Qualidade em Medicina Chinesa. Inaugurado em 2011, é o único Laboratório de Referência do Estado do país dedicado à Medicina Tradicional Chinesa. Com uma forte aposta nas novas tecnologias, conta com equipas compostas por investigadores de renome, vindos de várias universidades de prestígio.