Nasceu a Cinemateca Paixão

Adjacente ao ícone do património mundial de Macau, as Ruínas de S. Paulo, a Cinemateca Paixão, situada na Travessa da Paixão, entrou num período experimental de funcionamento desde o dia 14 de Setembro até o dia 31 de Dezembro.

Uma sessão especial do filme Guia in Love para a indústria cinematográfica, realizou-se na noite do dia 14 de Setembro. Ao mesmo tempo, o Programa de Cedência Temporária do Espaço da Cinemateca Paixão foi também inaugurado no mesmo dia, ao qual os membros da indústria cinematográfica, os cineastas e as associações de cinema poderam candidatar-se. Durante o período de funcionamento experimental da Cinemateca, será organizada uma série de actividades abertas à participação do público.

A Cinemateca Paixão, com três andares, é um complexo com funções como armazenamento de vídeo, empréstimo de revistas e livros relativos ao cinema, assim como apreciação de filmes. No rés-do-chão encontram-se a bilheteira, a sala de controlo e a sala de projecção, usada principalmente para projectar filmes culturais e artísticos. Na sala de documentação cinematográfica no primeiro andar, os cidadãos podem consultar materiais de cinema local, periódicos e revistas, enquanto o escritório se situa no segundo andar. O estabelecimento da Cinemateca visa promover a cultura de cinema de Macau, cultivando o ambiente da apreciação de cinema local e proporcionando escolhas diversificadas de filmes.