Quinta-feira, Julho 2, 2020
Inicio China Fórum Macau junta empresários chineses e da lusofonia

Fórum Macau junta empresários chineses e da lusofonia

Trata-se de cinco iniciativas que visam a “promoção do comércio e investimento” e que foram divulgadas em Macau, numa conferência de imprensa do Fórum para a Cooperação económica e comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau).

Assim, no dia 21 de Outubro, realiza-se o Fórum de Jovens Empresários da China e dos Países de Língua Portuguesa e a 23 de Outubro haverá uma “sessão de apresentação” sobre as pescas e “as oportunidades de negócio” associadas ao processamento de pescado para o sector da alimentação.

Dois dias antes, uma “mesa redonda” juntará dirigentes provinciais e municipais da China e dos países lusófonos com vista à partilha de “experiências na atracção de investimento exterior” e ao “aprofundamento da cooperação”.

Todas estas iniciativas decorrem à margem da 20.ª Feira Internacional de Macau (MIF), que se realiza de 22 a 25 de Outubro, e em que o pavilhão dos países de língua portuguesa, da responsabilidade do Fórum Macau, terá como tema os oceanos.

Quanto à sétima Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, o programa junta, como habitualmente, arte e gastronomia de diversos pontos do mundo.

Para além de 14 “sessões de gastronomia” de ‘chefs’ de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Goa, Damão e Diu e de Macau, haverá uma feira de artesanato, uma mostra de teatro de língua portuguesa, espectáculos de dança e música e uma exposição de arte contemporânea.

Ao todo, passarão pelos palcos e espaços da semana cultural 135 artistas de nove países e territórios de língua portuguesa, de Macau e da província chinesa de Guangdong.

A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como a sua plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003, ano em que foi criado o Fórum Macau, que tem um Secretariado Permanente e reúne ao nível ministerial de três em três anos.

ARTIGO