Quinta-feira, Julho 2, 2020
Inicio China Cristina Morais substitui Echo Chan no Fórum Macau

Cristina Morais substitui Echo Chan no Fórum Macau

Cristina Morais, actualmente chefe do Departamento de Relações Económicas Externas da Direção dos Serviços de Economia de Macau, vai substituir Echo Chan nos cargos de secretária-geral adjunta do Fórum Macau e de coordenadora do Gabinete de Apoio ao Secretariado Permanente do fórum.

A notícia da substituição de Echo Chan no Fórum Macau, sete meses após ter sido nomeada, foi avançada pela Rádio Macau e confirmada à agência Lusa pelo gabinete do secretário para a Economia e Finanças do Governo da região.

Contactada pela Lusa, Echo Chan não quis precisar a data de saída, afirmando que se encontra a ultimar trabalhos pendentes. A saída, disse, surge por motivos “pessoais e familiares”, não estando previsto que assuma outro cargo público brevemente.

A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como a sua plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003, ano em que foi criado o Fórum Macau, que tem um secretariado permanente e reúne ao nível ministerial de três em três anos.

O secretariado permanente tem um secretário-geral (Chang Hexi, indicado por Pequim) e dois secretários-gerais-adjuntos (Vicente Manuel, indicado pelos países de língua portuguesa, e Echo Chan, indicada pelo Governo de Macau, que vai agora ser substituída por Cristina Morais).

Integram ainda o secretariado sete delegados de sete países de língua portuguesa (Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo-Verde e Timor-Leste).

ARTIGO