IPIM planeia abrir representação em Lisboa e no Brasil

O Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau (IPIM) pretende abrir uma representação permanente em Portugal até Março e até ao final do próximo ano no Brasil, confirmou a vogal executiva do IPIM, Glória Batalha.

“Estamos a preparar criar uma representação permanente em Portugal com o fim de ajudar os empresários de pequenas e médias empresas de Macau e da China a entrarem em Portugal primeiro e depois, mais tarde, em outros países de língua portuguesa”, explicou à margem de uma conferência sobre a 20.ª Feira Internacional de Macau (MIF), que arranca na quinta-feira.

“Gostaríamos de prestar informações especialmente para os de pequenas e médias empresas – porque as grandes têm maneira de ter acesso à China e vice-versa”, realçou a vogal executiva do IPIM, indicando que a intenção é abrir a representação em Lisboa no primeiro trimestre de 2016.

O plano prevê sinergias com a Delegação Económica e Comercial de Macau – estabelecida em Lisboa – que figura como um serviço de representação da Região Administrativa Especial de Macau, sendo responsável pela defesa dos interesses e pela promoção do território em Portugal.

“A delegação já existe e também tem funções de promoção comercial e económica, portanto, nós queremos aproveitar para colaborar mais”, disse a vogal executiva do IPIM, indicando que a ideia é estar “o mais próximo possível” – no mesmo local – para “aproveitar as facilidades da ligação”.

O plano de abrir uma representação na capital portuguesa havia sido revelado pela vogal executiva do IPIM em entrevista ao jornal bilingue português Diário de Todos.

Depois de Portugal, a segunda fase vai ser o Brasil, com Glória Batalha a adiantar que pretende que essa representação abra até ao final do próximo ano.