Festival da Lusofonia de Macau arranca com expositores de dez comunidades

O 18.º Festival da Lusofonia de Macau arranca hoje com expositores de dez comunidades lusófonas presentes no território, diversas actividades e concertos com artistas locais e de vários países, entre os quais, os portugueses Virgem Suta.

Este festival anual, organizado pelo Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, Instituto Cultural e Serviços de Turismo de Macau visa, segundo estas entidades, a “promoção da cultura” dos países e regiões de língua portuguesa, “realçando os aspectos de contacto, de influência mútua e de intercâmbio”, mas também homenagear as comunidades lusófonas que vivem no território e “ajudaram a construir Macau”.

Até ao próximo domingo, na zona do Carmo, na Taipa, haverá dez expositores das associações que representam as comunidades lusófonas locais (Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Moçambique, Macau, Timor-Leste e Goa, Damão e Diu).

Para além disso, o festival contempla uma área de bebidas e petiscos dos diversos países e territórios de origem das comunidades, assim como espectáculos de música e dança de artistas locais e outros vindos de fora de Macau.

É este o caso dos Virgem Suta, que actuarão no sábado à noite no anfiteatro das Casas-Museu da Taipa. No mesmo dia, subirão também a este palco Massukos, de Moçambique, e D’Voices Talik Murak, de Timor-Leste.

Entre as actividades promovidas no âmbito do festival estão jogos tradicionais portugueses, torneios de matraquilhos ou um torneio de futebol.