Lançado guia dos portugueses em Macau para orientar quem emigra para o território

Os portugueses que queiram mudar-se para Macau têm disponível um guia com informações úteis sobre legislação, obrigações e direitos, mas também sobre os sistemas de saúde e educação locais.

O “Guia do cidadão português em Macau”, lançado pelo Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong em parceria com dois grupos de escritórios de advogados, reúne informações práticas destinadas a quem quer mudar-se para a Região Administrativa Especial chinesa, incluindo passos a ter em atenção ainda em Portugal.

Editado em português e chinês, o guia destina-se também a pessoas com nacionalidade portuguesa que vivem em Macau.

Segundo o Relatório da Emigração de 2014, conhecido no final de Outubro, no ano passado 262 portugueses emigraram para Macau, menos 1,1% do que em 2013.

Segundo o documento, esta “ligeira quebra” de 2014 foi a exceção de uma tendência de aumento registada desde 2007, sendo que em 2011 foi quando mais aumentou a emigração para Macau (mais cerca de 38%).

“Em 2014, as entradas de portugueses representaram 11,5% das entradas totais em Macau”, ainda segundo o mesmo documento.

No lançamento do guia, o cônsul Vítor Sereno afirmou que esta é “uma ferramenta de grande utilidade” que “apoia de modo claro e eficaz” quem pretender emigrar para Macau, sublinhando que “não é fácil” encontrar de forma “tão rápida” o conjunto de informações práticas reunido no guia.