Sexta-feira, Dezembro 4, 2020
Inicio Ásia Peças do Museu do Oriente incluídas em exposição em Nice

Peças do Museu do Oriente incluídas em exposição em Nice

De acordo com o museu de Lisboa, esta é a segunda paragem na itinerância da mostra, que se estreou em Abril deste ano em Paris, no Musée Guimet, onde foi visitada por mais de 30 mil pessoas.

Das quase 300 peças expostas agora no Musée des Arts Asiatiques de Nice – onde se contam trajes, máscaras e adereços cénicos – 119 pertencem ao Museu do Oriente, uma das principais entidades a ceder acervo para a mostra patente até 30 de Março de 2016.

“Do Nô a Mata Hari, 2.000 anos de Teatro na Ásia” retrata a diversidade e riqueza das expressões dramáticas no continente asiático, incluindo música, dança e ópera, numa exposição pensada como um espectáculo.

Entre as peças cedidas pelo Museu do Oriente estão a máscara e traje da dança ritual balinesa Barong.

A colecção Kwok On pertencente à Fundação Oriente reúne 13 mil peças relacionadas com as artes performativas de toda a Ásia, retratando práticas e rituais ainda existentes, muitas das quais património cultural imaterial, segundo o museu em Lisboa.

O Museu do Oriente tem vindo a apresentar o seu acervo em exposições organizadas na Ásia, em 2012, nomeadamente, em Banguecoque, Pequim e Macau.

Este ano apresentou peças nas exposições “Giaponne, Terra di Incanti”, em Itália, e “Treasure Ships: Art in the Age of Spices”, na Austrália.

ARTIGO