Segunda-feira, Janeiro 25, 2021
Inicio China Quando começa o ano do Macaco?

Quando começa o ano do Macaco?

De acordo com o Calendário do Agricultor, um calendário tradicional muito antigo, baseado nas estações do ano, 4 de Fevereiro é o dia do Li Chun 立春, isto é, o dia do “estabelecimento (ou começo) da Primavera”. Como se explica num artigo publicado na edição de Junho 2015 da revista MACAU, a tradução do carácter chun 春 como Primavera ou Spring é discutível, uma vez que o conceito de chun 春 não coincide totalmente, em termos temporais e climáticos, com o de Primavera ou Spring.

Seja como for, para fins “astrológicos” o ano do Macaco começa no dia 4 de Fevereiro, quinta-feira, e todas as crianças nascidas a partir de então são consideradas como tendo nascido já no ano do Macaco. Nesse mesmo dia começa o primeiro mês (astrológico, solar) do ano, o mês do Tigre.

Outra vertente muito diferente é a do calendário lunar, baseado nas lunações, em que todos os meses (lunares) começam num dia de Lua Nova. O dia 8 de Fevereiro será um dia de Lua Nova e marcará o primeiro dia do primeiro mês lunar do novo ano (lunar). Em termos das festividades populares esse é o primeiro dia do novo ano, efusivamente celebrado na China e em todas comunidades chinesas no exterior, mas de facto, nessa altura o ano do Macaco, para fins “astrológicos” já tem quatro dias de idade…

ARTIGO