Segunda-feira, Março 8, 2021
Inicio Macau IACM embeleza caixotes do lixo

IACM embeleza caixotes do lixo

As instalações de recolha de lixo influenciam a qualidade de vida de todos, pois não só são imprescindíveis para a vida quotidiana dos cidadãos, como também reflectem a imagem de uma cidade. Como Macau anseia projectar-se como um “Centro Mundial de Turismo e Lazer”, o IACM elaborou um projecto de embelezamento de caixotes do lixo, visando a sua colocação ao longo dos roteiros turísticos “Sentir Macau passo-a-passo”. O projecto visa evidenciar Macau como centro de cruzamento de culturas e apresentar as características singulares de cada um dos roteiros, expondo, por meio de representações gráficas artísticas, a profunda conotação que existe entre a história e a cultura de Macau.

Em Setembro de 2015, o IACM atribuiu à Escola Superior de Artes do Instituto Politécnico de Macau o estudo do desenho dos caixotes do lixo dos oito roteiros do “Sentir Macau passo-a-passo”. Para o efeito, foi formado um grupo de mais de 40 estudantes liderado por professores e assessores. Ao longo de três meses de trabalho, o grupo de estudo registou e analisou as paisagens, as características humanas e os matizes chineses e portugueses das construções ao longo desses roteiros. Decidiu-se, então, utilizar o conceito de Macau como local de encontro de culturas, onde se mesclam, em simbiose perfeita, elementos chineses e portugueses, que perspectivam uma expressão histórico-cultural. Este incorporar vida na arte através representações gráficas artísticas faz relevar as características predominantes e típicas de cada roteiro.

Nos oito roteiros do “Sentir Macau passo-a-passo” estão disponíveis cerca de 250 caixotes do lixo. Até 15 de Janeiro, foi concluída a substituição dos caixotes de três roteiros. Os restantes cinco serão concluídos em breve.

ARTIGO