Associação Amigos do Livro de Macau retoma actividade

A Associação Amigos do Livro de Macau apresentou-se publicamente com a primeira de uma série de seis “Conversas sobre o Livro” previstas para este ano, retomando a actividade com o objectivo de fazer chegar a literatura a todos.

Entre os planos para 2016 está ainda a intenção de realizar uma Semana do Livro de Macau em Portugal, em Lisboa, eventualmente no final do próximo mês de Outubro.

Criada em 2005, a Associação Amigos do Livro de Macau retoma a sua actividade, com o objectivo renovado de “fazer chegar o livro a todos”, considerando “haver actualmente condições para realizar iniciativas”, em suma, “uma maior receptividade”, depois de circunstâncias adversas, como a falta de apoios, não lhe terem permitido avançar em termos práticos, explicou o presidente, Rogério Beltrão Coelho, à agência Lusa.

O primeiro debate, na Fundação Rui Cunha, tem como tema “Património Literário de Macau: Abordagens, Propostas e Projetos”, e foi conduzido por Tereza Sena, investigadora do Centro de Estudos das Culturas Sino-Ocidentais do Instituto Politécnico de Macau.

Reactivada em Dezembro, e eleitos os novos corpos sociais, a Associação Amigos do Livro de Macau, que conta actualmente com um “pequeno núcleo”, procura angariar novos sócios, mas apenas depois de “mostrar obra”, para que os potenciais interessados em aderir “percebam que não é só mais uma associação”. “Estamos a fazer isso com tranquilidade”, realçou Rogério Beltrão Coelho.

A Amigos do Livro tem como objectivo unir, à volta do interesse pelo livro, as comunidades de Macau, fomentar, especialmente entre os jovens, o gosto pela leitura como forma de lazer e desenvolvimento cultural, contribuir para um maior conhecimento das literaturas da China, de Portugal e do mundo, promover autores e criar incentivos à produção literária. “A intenção básica é facilitar e dinamizar a actividade editorial em Macau, criando condições para a produção, mas também para a promoção e distribuição”, operando em toda a linha, sublinhou Rogério Beltrão Coelho, editor da Livros do Oriente.

Promover acções de sensibilização junto do Governo para a criação de um fundo editorial, de um fundo de tradução – em particular, destinado às traduções de chinês para português – e bolsas literárias figuram entre as iniciativas da Amigos do Livro constantes do plano de acção para 2016. “Andamos a lutar há muitos anos. Agora como associação, acho que o apoio terá outra força que não tem uma editora isolada”, realçou o presidente da Amigos do Livro.

Já a próxima “Conversas sobre o Livro” está prevista para Maio e deve ter como tema a moderna literatura de expressão portuguesa.