Sexta-feira, Março 5, 2021
Inicio China Cidade do Porto e Vale do Douro em destaque em jornal oficial...

Cidade do Porto e Vale do Douro em destaque em jornal oficial chinês

“A mais antiga região demarcada de vinhos do mundo mantém um relevo áspero”, refere o jornal, numa descrição das “montanhas de xisto esculpidas pelos seus habitantes” e “talhadas por terraços com videiras”.

O texto, assinado pelo jornalista britânico Erik Nilsson, surge acompanhado de fotografias de alguns ex-líbris da ‘Invicta’ e do Alto Douro Vinhateiro.

“Esta é a casa – fonte única – do Vinho do Porto”, realça o autor, que a partir daquela região, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, narra a tradicional pisa das uvas em meados de Setembro. “Não se trata de um mero artifício”, diz, acrescentando: “É a única forma de manter intactas as sementes, que libertam o sabor amargo para o mosto”.

Erik Nilsson descreve também o percurso de barco desde o Alto Douro até à Ribeira portuense, onde termina com uma referência às caves do Vinho do Porto, enaltecendo a “geleia, cremes e chá” criados a partir daquele néctar.

O Porto “tempera todas as dimensões da vida local”, conclui.

Fundado no início da década de 1980, o China Daily é o mais antigo jornal oficial chinês de língua inglesa, com edições diárias no continente, em Hong Kong e nos Estados Unidos da América, e edições semanais para a Europa e África.

ARTIGO