Festival Literário de Macau lança quarto livro de contos

O Festival Literário de Macau lança no próximo sábado o quarto livro de contos do Rota das Letras, que conta com a colaboração de Maria do Rosário Pedreira, Francisco José Viegas, Ondjaki e João Tordo, entre outros.

“Quarto Crescente”, o quarto volume da colecção de Contos e Outros Escritos da Rota das Letras, junta também trabalhos de Wang Anyi, uma das escritoras de língua chinesa mais respeitadas, e de Murong Xuecun, um dos maiores defensores da liberdade de expressão na China, entre outros autores que visitaram o Festival Literário de Macau em 2015, anunciou a organização em comunicado.

O livro inclui, à semelhança dos três anos anteriores, os textos dos vencedores do concurso de contos Rota das Letras nas três categorias – chinês, português e inglês –, escolhidos entre mais de 100 textos enviados, o que fez desta edição do concurso “a mais concorrida de sempre”, segundo a organização, que vai anunciar os nomes, no próximo sábado, durante a apresentação da obra, a ter lugar na Livraria Portuguesa.

Na mesma altura vai também ser lançado o livro “Eu Também Estive em Macau Durante a Guerra” (Praia Grande Edições), que reúne as memórias de Maria de Andrade e Silva, que viveu em Macau durante a Guerra do Pacífico e mulher de António de Andrade e Silva, autor do livro “Eu Estive em Macau Durante a Guerra”.

A apresentação da obra vai contar com a presença da neta de ambos (Sofia Andrade e Silva), indicou a organização do Rota das Letras, cuja quinta edição, que teve início a 5 de Março, termina precisamente no próximo sábado, dia 19.

O Festival Literário de Macau, fundado pelo jornal local Ponto Final em 2012, assume-se como “o primeiro grande encontro de literatos” da China e dos países lusófonos.