UCCLA recebeu Delegação da Província de Jiangsu

O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, recebeu, no passado dia 18 de Março, uma delegação da província de Jiangsu, presidida por Zhang Songping, Director-geral Adjunto do Departamento de Assuntos Internacionais do Governo da Província de Jiangsu.

Esta visita teve como finalidade o estreitamento de relações de cooperação, nomeadamente com a criação de uma associação de Jiangsu com as cidades/províncias lusófonas amigas, assim como a preparação de um protocolo de cooperação entre a UCCLA e a província de Jiangsu.

Na ocasião, Vitor Ramalho salientou a “necessidade de se criar uma associação de cidades da própria província de Jiangsu que possam depois estabelecer relações, através da UCCLA, com as cidades de Língua Portuguesa… seria uma associação provincial da própria província”, acrescentando que poderá ser feita uma “ação da província em que estejam presentes as cidades capitais de Língua Portuguesa e as cidades criadas por essa associação”.

Poderá ser estabelecido “um protocolo em que as componentes das relações económicas e culturais, entre as nossas cidades, através da UCCLA e da associação criada, estejam presentes”, pois “temos a consciência da importância económica da província de Jiangsu e da determinação de reforçar os laços com a UCCLA e com a Área Metropolitana de Lisboa” sendo necessário agora “conjugar esforços para esse objetivo”.

Do lado chinês, Zhang Songping agradeceu os “esforços incansáveis de determinação em fazer essa amizade de cooperação entre a China e Portugal, agora com a nossa província”, salientando o papel importante que a UCCLA tem desempenhado. “É importante, para a nossa província, fazer essa amizade de cooperação com todos os países de língua portuguesa, principalmente na área da economia, comércio e investimento”, sendo que o “objectivo para esta amizade é a criação dessa associação”, salientando que a província de Jiangsu tem “conseguido ter relações amistosas com os países de língua portuguesa e com algumas cidades irmãs” dando como exemplo Cascais, em 1993 – “temos 291 cidades irmãs” acrescentando que existem 13 cidades dependentes do Governo de Jiangsu e 54 distritos.

Para Zhang Songping a criação dessa associação seria composta por “essas 13 cidades, mais Macau, e mais 14 cidades dos países de língua portuguesa que a UCCLA poderá ajudar a selecionar, num total de 28” e com a finalidade de “promover e fortalecer esses laços de cooperação em vários sectores”.

No dia 5 de Maio – Dia da Língua Portuguesa – a delegação de Jiangsu estará em Lisboa e, nesse dia, será assinado o protocolo de cooperação com a UCCLA, assim como se irão solidificar as ideias para a criação da referida associação.

Vitor Ramalho deu, ainda, a conhecer a realização do Fórum Económico que a UCCLA está a organizar, em conjunto com a Associação Empresarial de Luanda e o Fórum de Empresários de Língua Portuguesa, no dia 24 de Maio, em Luanda, Angola. A esse propósito, Zhang Songping adiantou que “temos empresas de Jiangsu instaladas em Moçambique e Angola e poderemos informar, convidar e incentivar essas empresas a estarem presentes em Luanda, no dia 24, para esse evento”.

Zhang Songping convidou, ainda, Vitor Ramalho para estar presente na 6.ª edição da Cimeira para o Desenvolvimento Comercial e Industrial da Província de Jiangsu, Macau e dos Países de Língua Portuguesa, que se realizará em Outubro.

De referir que a província de Jiangsu tem sido o centro económico do sul da China. Tem uma longa história, com uma economia e cultura bem desenvolvida, e constitui um lugar com uma elevada concentração de recursos turísticos, onde há diversos pontos de interesse turístico e ruínas históricas, bem como cidades turísticas. A Província de Jiangsu tem o maior número de cidades históricas e culturais na China, entre os quais se incluem Nanjing, Suzhou, Yangzhou, Zhenjiang, Changshu, Xuzhou e Huai’an.