Dezassete expositores e sete oradores de Portugal na MIECF

A 9.ª edição do Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF, na sigla inglesa), que começa hoje, conta com a participação de 17 entidades expositoras e sete oradores de Portugal.

Entre os participantes portugueses estão empresas ligadas à área da agricultura, como a Agroop e a TERRA H2O, e à energia, como a Living Leds e a Firstreason, mas também entidades como a Câmara Municipal de Guimarães e a Associação de Jovens Empresários Portugal-China.

De Portugal chegam também três oradores para participar em duas das seis sessões do Fórum. Na quinta-feira, Ricardo Neto, presidente e gestor ibérico da European Recycling Platform, e José Pedro Salema, director executivo da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, participam no painel “Zero Resíduos e Elevada Eficiência – Estratégia Oceano Azul para o Sucesso das Empresas”.

No dia 1 de Abril, Inês Diogo, membro do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, vai moderar o debate “Dos Resíduos aos Recursos e Recompensas”, sobre estratégias e incentivos económicos que as empresas podem adoptar para melhor gerir os seus resíduos.

Outras sessões vão discutir as oportunidades de negócio ecológico para a indústria hoteleira, a construção sustentável, o tratamento de resíduos químicos sólidos e perigosos e as estratégias da região do Grande Delta do Rio das Pérolas no que toca à gestão de resíduos.

O orador principal do MIECF 2016 é o suíço Walter R. Stahel, apresentado como pioneiro na economia circular, um modelo em que não são produzidos resíduos ou gerada poluição, baseado na reutilização de bens e na criação regional de empregos de modo a dissociar riqueza do consumo de recursos.

O MIECF 2016 decorre até 2 de Abril no Centro de Convenções e Exposições do Venetian.