IACM distinguido pelo Hong Kong Flower Show

O Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) participou na edição de 2016 do Hong Kong Flower Show, com o tema “Macau – Amor pela Flor de Lótus”, e foi distinguido com o prémio especial da melhor obra na categoria de horticultura.

Caracterizada pela singularidade do território como “Terra da Flor de Lótus”, a zona de exposição intitulada “Macau – Amor pela Flor de Lótus” demonstrou o enraizamento dessa cultura no território, nomeadamente na sua história, cultura e sociedade. A zona de exposição teve como pano de fundo um arco simulado do Jardim Lou Lim Ieoc e, na sua parte dianteira, uma fonte da flor de lótus e um canteiro embelezado com lanternas alusivas ao tema, facto que conseguiu criar a sensação de levitação das lanternas sobre o mar de flores, simbolizando a esperança e a prosperidade.

Com o propósito de mostrar o profundo afecto da população de Macau por esta flor tão nobre, a área de exposição serviu como local para transmitir, através de figuras legendadas, conhecimentos sobre a ligação profunda entre Macau e a flor de lótus, o gosto particular das gentes de Macau por esta planta, bem como o seu cultivo em Macau.

O Hong Kong Flower Show 2016 teve lugar no Victoria Park, em Hong Kong, no período compreendido entre 11 e 20 de Março. A convite da organização deste evento, a Chefe dos Serviços de Zonas Verdes e Jardins do IACM, Cecília Cheung So Mui, assistiu às cerimónias de abertura e de apresentação de prémios do Hong Kong Flower Show.

A atribuição do prémio especial da melhor obra em horticultura ao IACM é fundamental na divulgação da imagem de Macau e vem dar um grande contributo para os eventos de horticultura em geral e a troca de técnicas nesta área.