Estudar em Portugal com os olhos postos no regresso a Macau

Actualmente há 170 estudantes oriundos de Macau espalhados por instituições de ensino superior de norte a sul de Portugal. Na visita oficial a Lisboa, Chui Sai On, Chefe do Executivo da RAEM, fez questão de realizar um jantar com um grupo de alunos e perguntar-lhes o que querem para o seu futuro.

_pc_2177

 

 

Texto Jorge Silva | Fotos Paulo Cordeiro, em Portugal

Não é um número expressivo, mas é cada vez mais crescente. Neste momento, 170 jovens de Macau estão a estudar em faculdades e institutos politécnicos portugueses. Desde Direito, a Línguas, o objectivo da maioria dos alunos universitários é só um: terminar a formação académica e regressar a Macau para trabalhar.

Oi Sek Hong, 20 anos, é estudante do segundo ano do curso de línguas da Universidade Católica, em Lisboa, e diz saber bem o que quer para o seu futuro. “Estou a aprender português, francês e inglês. Espero vir a ser tradutora em Macau, pois o objectivo é regressar para poder exercer a minha profissão na minha cidade natal”, explicou à MACAU, antes do jantar oferecido pelo Chefe do Executivo da RAEM aos estudantes em Portugal.

 

Kuok Kun U
Kuok Kun U

 

A jovem diz que estudar em Portugal torna mais fácil a aprendizagem do português, pois fala e escreve diariamente na língua portuguesa, o que não acontecia em Macau. “Em Portugal há mais oportunidades de falar com os portugueses e de escrever em português. É óptimo e tem sido uma excelente experiência”, relatou Oi Sek Hong.

Finalista do curso de Direito, U Chong Sio, 22 anos, espera ainda fazer o mestrado para depois regressar a Macau e aí aplicar o que aprendeu. Chegou a Portugal há quatro anos com uma bolsa da Fundação Macau para estudar na Faculdade de Direito da Universidade Católica, e disse que jamais se arrependeu da escolha. “A experiência académica tem sido fantástica. É maravilhoso estar a estudar em Portugal, uma vez que o sistema jurídico de Macau vem do sistema jurídico português”, vincou o futuro advogado.

 

U Chong Sio
U Chong Sio

 

U Chong Sio é também representante do clube de estudantes de Macau em Portugal e partilhou que a grande maioria dos seus colegas pretende regressar a Macau para aí aplicarem o que aprenderam ao longo da vida académica.

Chen Hui Fang, 24 anos, acabou o curso de Direito em 2014 no Interior do País e está actualmente a frequentar o segundo ano de mestrado na China. Com o mestrado a meio e com a tese por escrever, Chen decidiu aperfeiçoar o seu português. Rumou a Portugal graças a um concurso lançado por uma fundação privada que estava a recrutar alunos com o objectivo de estudarem português em Portugal. Enquanto prepara a tese de mestrado, a jovem aprende português na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e vai iniciar, em Outubro, uma e pós-graduação na Universidade Católica.

 

Chen Hui Feng
Chen Hui Feng

 

Kuok Kun U, 21 anos, está em Portugal há oito meses, mas o seu português já é bastante fluente. Estudante da licenciatura de Estudos Portugueses na Universidade de Macau, foi para Portugal frequentar o curso anual de língua portuguesa para estrangeiros. “Depois de acabar, tenho de regressar a Macau para terminar o meu curso que é de quatro anos. Vou ser finalista e queria depois fazer mestrado em educação ou na área da tradução” frisou. Com a forte procura de profissionais bilingues em Macau, Kuok Kun U acredita que não terá dificuldades em trabalhar como tradutora ou professora de português.

Antes do jantar oferecido por Chui Sai On, os jovens estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e ainda tirar fotografias com o Chefe do Executivo.

 

Oi Sek Hong
Oi Sek Hong