Nata do wushu reúne-se em Macau

O primeiro Encontro de Mestres de Wushu (arte marcial) de Macau decorreu durante quatro dias em Agosto com cerca de 1500 atletas e mestres de todo o mundo. A intenção do Instituto do Desporto (ID), responsável pelo evento, é transformar o certame a partir de agora num encontro anual que consiga incentivar a prática deste desporto ancestral e atrair mais turistas.

Fotos Gonçalo Lobo Pinheiro

 

wushu_glp_10

 

O wushu, ou kung fu (a primeira designação é em mandarim enquanto a segunda é em cantonês), tem centenas de modalidades, mas o encontro de Macau destacou algumas das principais, como o Taolu (o wushu mais tradicional), o Sanda (combate semelhante ao boxe) e as danças do dragão e leão (comuns em dias de celebração). As modalidades estiveram representadas na vertente de demonstração, executada por mestres (a maioria chineses), e de competição.

Os atletas chegaram de várias províncias da China, de Taiwan, Hong Kong e de países como Portugal, Malásia, Singapura, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Índia, Portugal, Egipto, Líbano e Itália.

 

wushu_glp_11 wushu_glp_24 wushu_glp_12 wushu_glp_09 wushu_glp_02 wushu_glp_17 wushu_glp_20 wushu_glp_22 wushu_glp_23 wushu_glp_29 wushu_glp_05