Leiria e Tongling, China, reforçam cooperação na economia, educação e desporto

Os municípios de Leiria e de Tongling, China, vão colaborar no sentido de reforçar a cooperação económica, na educação e no desporto, numa proposta avançada pelo presidente daquela autarquia portuguesa.

Em comunicado, a Câmara de Leiria informa que o desenvolvimento de projectos entre Leiria e Tongling nas áreas da economia, educação e desporto foi admitido entre os presidentes dos dois municípios geminados, durante a receção a uma comitiva daquela cidade chinesa nos Paços do Concelho.

Neste encontro, o presidente do Município de Leiria, Raul Castro, propôs um intercâmbio desportivo entre os dois municípios, com a participação de um treinador de ténis de mesa de Tongling no desenvolvimento da modalidade em Leiria e a deslocação de um treinador de futebol da cidade para o município chinês.

“Espero que a vossa visita seja coroada de sucesso e que possamos reforçar os laços de amizade entre as duas cidades”, disse Raul Castro, citado num comunicado da autarquia, ao manifestar a abertura do município leiriense para o estabelecimento de acordos de cooperação e para um intercâmbio de experiências, no sentido de reforçar o conhecimento das duas culturas.

Segundo o autarca, em termos empresariais é possível “também criar condições para os empresários desenvolverem actividades cá e lá”.

Já o presidente da Câmara de Tongling, Chen Liangping, admitiu ter sentido um “amor à primeira vista” por Leiria, manifestando o desejo de aprofundar a relação com o município português.

“Tongling é uma cidade com mais de três mil anos de história, mas também jovem e cheia de energia”, salientou, ao considerar que existem entre os dois municípios muitos pontos em comum em que podem ser desenvolvidos intercâmbios e projectos comuns.

A criação de um espaço na sua cidade para divulgação dos produtos e da cultura leiriense, à semelhança de um projecto já desenvolvido com uma cidade italiana, foi uma das sugestões de Chen Liangping.

O presidente da Assembleia Municipal de Leiria, José Manuel Silva, também mostrou interesse no reforço da cooperação bilateral, citando o exemplo do Instituto Politécnico de Leiria, que já recebe muitos estudantes chineses, em resultado da sua ligação ao Instituto Politécnico de Macau e à Universidade de Línguas Estrangeiras de Pequim, uma estratégia que pode também ser alargada às universidades de Tongling, refere o comunicado.

A comitiva chinesa visita a cidade de Leiria e os seus espaços culturais durante dois dias, durante os quais estão previstas reuniões com instituições ligadas às áreas empresarial e de ensino.