Prémios de melhor actor e melhor realizador do festival de cinema de Macau para “São Jorge”

Os portugueses Nuno Lopes e Marco Martins venceram os prémios de melhor actor e melhor realizador, respectivamente, com o filme "São Jorge" no primeiro Festival Internacional de Cinema de Macau.

O realizador recebeu os dois prémios em Macau e Nuno Lopes, que está em Lisboa a ensaiar a peça “A Noite da Iguana”, de Tennessee Williams, que vai estrear em janeiro no S. Luís, agradeceu o galardão numa declaração em vídeo.

“São Jorge”, que conta a história de um pugilista desempregado que trabalha em cobranças de dívidas para sobreviver, fez a sua estreia na Ásia em Macau, entre os 50 filmes de mais de 20 países e regiões apresentados neste festival.

“É uma honra para mim”, disse Nuno Lopes, numa declaração em vídeo difundida na cerimónia da atribuição dos prémios.

O actor português agradeceu ao treinador de boxe que o ajudou a preparar o papel e dedicou o prémio ao “melhor amigo e melhor realizador, Marco Martins”.

Nuno Lopes já tinha vencido o Prémio Especial de Melhor Actor na secção “Orizzonti” do Festival Internacional de Cinema de Veneza, em Setembro, pelo mesmo papel.

Ao receber o prémio de melhor realizador, Marco Martins disse “que foi muito difícil fazer este filme” e recordou que tinha demorado cinco anos a concluí-lo.

O realizador agradeceu, entre outros, aos residentes do bairro da Jamaica, no Seixal, e Bela Vista, em Setúbal, que acreditaram no filme. “Talvez eles estivessem certos e nós estivéssemos certos”, disse.

O prémio de melhor filme foi atribuído a “The Winter” (Argentina), de Emiliano Torres, e “Free Fire” (Reino Unido) ganhou o prémio de melhor argumento.

“Elon não acredita na morte”, do realizador brasileiro Ricardo Alves Jr., em estreia internacional em Macau, ganhou o prémio de melhor contribuição técnica.

“Agradeço ao festival e espero que continue por muitos anos (…) e que faça o mais importante, que é o encontro com a tela”, disse Ricardo Alves Jr.

O prémio de melhor actriz coube a Lyndsey Marsal, pelo papel no filme “Trespass Against Us” (Reino Unido), e o prémio de melhor jovem actriz foi arrebatado por Jennifer Yu, pelo desempenho em “Sisterhood”, filme da realizadora de Macau Tracy Choi, que venceu o prémio do público.

Os nove prémios, incluindo melhor filme, melhor realizador, melhor actor e/ou actriz ou melhor argumento, foram atribuídos pelo júri presidido pelo realizador e produtor indiano Shekhar Kapur.

Havia ainda uma categoria designada “Premio do júri”, que venceu “Trespass Against Us”, de Adam Smith.

No domingo, os cineastas portugueses João Pedro Rodrigues e João Guerra da Mata ganharam um financiamento de 10 mil dólares para o projecto “San Ma Lo 270”, uma longa-metragem, no mesmo festival.

Doze projectos foram apresentados ao longo de três dias a um júri internacional, com potenciais co-produtores ou distribuidores, e “San Ma Lo 270” (uma morada em Macau) foi um dos premiados, disse à Lusa João Guerra da Mata.

O Festival Internacional de Cinema de Macau foi organizado pela Direcção dos Serviços de Turismo de Macau e pela Associação de Cultura e Produções de Filmes e Televisão de Macau. Teve um orçamento de 55 milhões de patacas, dos quais 20 milhões assegurados pelos Serviços de Turismo.