Consultora portuguesa lidera projecto para criação de centro de investigação e tecnologia em Pequim

A Comissão Europeia (CE) escolheu a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), consultora com sede no Porto, para liderar um projecto na China, visando a criação de um centro europeu de investigação e inovação no país.

“O objectivo é criar um centro capaz de apoiar investigadores, empreendedores, ‘start-ups’ e PME [pequenas e médias empresas] europeias nos primeiros passos de abordagem ao mercado Chinês”, explicou a administradora da SPI, Sara Medina.

O projeto, designado ERICENA, arranca este mês, e tem um orçamento de três milhões de euros, financiado no âmbito do “Horizonte 2020”, o maior programa público de apoio à investigação e inovação do mundo.

Com sede em Pequim, o centro começará a funcionar em 2019.

A SPI conta com a colaboração de entidades europeias, o Ministério da Ciência e Tecnologia da China e universidades chinesas.

Os serviços do centro incluirão a “organização de eventos para o aumento do intercâmbio entre investigadores chineses e europeus” e “produção de relatórios sobre a evolução da China no ramo da tecnologia”, revela a empresa em comunicado.

Pequim está a encetar uma transição no modelo econômico chinês, visando maior preponderância do sector dos serviços e da tecnologia, em detrimento do sector secundário.

Fundada em 1997, a Sociedade Portuguesa de Inovação é uma consultora privada que actua nas áreas da inovação, promoção da internacionalização de empresas e gestão do conhecimento.

Além de contar com um escritório de representação em Pequim, está também presente em Macau e Singapura, Estados Unidos da América e vários pontos da Europa.

No dia 19 de Janeiro, a SPI lançará oficialmente o projecto ERICENA com uma discussão no Salão Nobre da Universidade do Porto que reunirá investigadores Europeus, empreendedores e empresas.