Segunda-feira, Outubro 26, 2020
Inicio África Macau cria comissão para coordenar participação na iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”

Macau cria comissão para coordenar participação na iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”

Além de lhe competir “coordenar os planos gerais de curto, médio e longo prazo da participação e contribuição” de Macau “na construção de ‘Uma Faixa, Uma Rota’”, cabe à nova comissão “promover a realização de estudos com vista à formulação das respectivas estratégias políticas”, segundo um despacho do chefe do Governo, Fernando Chui Sai On, publicado em Boletim Oficial.

A comissão deve ainda “elaborar o programa anual de trabalhos e supervisionar a sua implementação” e “fixar directrizes e emitir instruções sobre as actividades a desenvolver”.

A Comissão de Trabalho para a Construção de ‘Uma Faixa, Uma Rota’ funciona na dependência do chefe do Executivo, que a preside.

A nova comissão vai ser composta por 15 membros, incluindo os cinco secretários (Administração e Justiça, Economia e Finanças, Segurança, Assuntos Sociais e Cultura e Transportes e Obras Públicas).

“Uma Faixa, uma Rota” é a versão simplificada de “Faixa Económica da Rota da Seda e da Rota Marítima da Seda para o Século XXI”, o projecto de investimento impulsionado pela China para reforçar a sua posição como centro comercial e financeiro da Ásia.

ARTIGO