“Número três” da hierarquia do Estado chinês em Macau para visita de três dias

O presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN) da China, Zhang Dejiang, chegou a Macau, para se inteirar "do desenvolvimento da cidade”.

O avião da Air China que transportava Zhang Dejiang, “número três” de facto da hierarquia do Estado chinês, o vice-secretário-geral do comité permanente da APN, Li Fei, e o director do Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado, Wang Guangya, aterrou por volta das 11:40 locais no Aeroporto Internacional de Macau.

Um total de 240 alunos de escolas primárias locais deu as boas-vindas a Zhang Dejiang com flores. Com flores e bandeiras de Macau e da China nas mãos, as criança gritaram “Bem-vindo”, “Bem-vindo” assim que o avião aterrou na pista.

Zhang Dejiang foi recebido pelo chefe do Executivo de Macau, Chui Sai On, na pista com a passadeira vermelha, com a banda das forças de segurança a tocar e os alunos das escolas a darem as boas-vindas, os dois grupos posicionados de cada um dos lados das escadas do avião.

Duas crianças, um menino e uma menina de 11 anos, entregaram flores a Zhang Dejiang.

Entre as personalidades presentes no aeroporto estavam Wang Zhimin, director do Gabinete de Ligação do Governo Central em Macau, Edmund Ho, antigo líder da Região e actual vice-presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, presidente da Assembleia Legislativa, Ho Iat Seng, e os cinco secretários do governo de Macau.

Depois de cumprimentar a comitiva que o recebeu no aeroporto, Zhang Dejiang prestou declarações aos jornalistas que se encontravam a vários metros de distância das escadas do avião.

A APN é o “supremo órgão do poder do Estado”, que tem por missão, por exemplo, a nomeação do Presidente da República ou do Governo, de acordo com a Constituição chinesa.

Constituída por cerca de 3.000 delegados representativos de todo o país, incluindo as Regiões Administrativas Especiais de Macau e Hong Kong, a APN reúne em plenário uma vez por ano, em Março, durante cerca de dez dias.

A actividade diária da APN é dirigida pelo Comité Permanente daquele órgão de Estado, que inclui 150 dirigentes, incluindo Wu Bangguo e 13 vice-presidentes.