Quarta-feira, Maio 27, 2020
Inicio Angola Banco Bic Angola vai apresentar pedido para se instalar em Macau

Banco Bic Angola vai apresentar pedido para se instalar em Macau

Belarmino Barbosa falava aos jornalistas à margem da apresentação da 22.ª Feira Internacional de Macau (MIF) e Exposição de Produtos e Serviços dos Países de Língua Portuguesa (PLPEX), que vão decorrer de quinta-feira a sábado no território.

“O primeiro contacto que tivemos foi com o presidente do conselho de administração do banco BIC [Angola, Fernando Teles] que vai entregar o processo de solicitação, no próximo mês em Novembro, e ficam a aguardar a disponibilidade do Governo [de Macau] em aceitar ou não o pedido”, afirmou.

Na 22.ª edição da MIF, em que Angola é o “país parceiro”, vai estar presente uma delegação de 80 empresários angolanos em “busca de eventuais parcerias e trocas comerciais”, disse.

“Angola entrou num novo período de diversificação da economia. Temos um novo Governo que está apostado na diversificação e no investimento estrangeiro e a China é um dos focos da nossa parceria, já que é um dos maiores credores do nosso país”, sublinhou o responsável.

Belarmino Barbosa lembrou que Angola, um país destruído pela guerra “de norte a sul, de leste a oeste”, está em fase de reconstrução e “precisa de tudo” e foi nesse sentido que recorreu à China para esse investimento “e tem feito muito nesse sentido”.

Com a diversificação da economia são precisos investimentos sobretudo “na agricultura, pescas e turismo, de um modo geral em tudo aquilo que um país em reconstrução precisa”, sublinhou.

As empresas angolanas que vão participar na MIF são muito diversificadas e multisectoriais, incluindo pescas, sal, conservas, construção civil e banco, entre outras, disse a vice-presidente do Fórum de Empresários de Língua Portuguesa (FELP), Maria João Gregório.

ARTIGO