Exposição de caligrafia de Ambrose So em Lisboa

O papel de Macau entre Oriente e Ocidente e a diversidade cultural da cidade é o tema da exposição caligráfica do director executivo da Sociedade de Jogos de Macau, até 17 de Dezembro no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa.

A exposição, “Um Janus cultural: A complexidade de Macau em exibição caligráfica”, apresenta uma colecção de poemas sobre Macau das dinastias Ming (1368-1644) e Qing (1644-1912), testemunhos da importância da cidade na história das trocas culturais entre Oriente e Ocidente, apresentados sob a forma de caligrafias.

Dedicado à caligrafia chinesa, o responsável da concessionária de jogo de Stanley Ho, Ambrose So Shu Fai realizou a primeira exposição individual no museu e galeria da Universidade de Hong Kong em 1999, tendo apresentado exposições em Hong Kong, Macau, Xangai, Cantão e Taiwan. As suas obras estão presentes nas colecções de museus de Hong Kong, Macau, Hunan (China), Taiwan e Estados Unidos.

Ambrose So foi agraciado com a comenda da Ordem de Mérito, em 2014, pelo então Presidente português Aníbal Cavaco Silva, e com a medalha de Mérito Cultural do Governo de Macau, em 2009.

A iniciativa é do Centro Cultural e Científico de Macau e do Instituto Internacional de Macau, com o apoio da Fundação Jorge Álvares.