Macau acolhe encontro internacional de mestres e atletas de kung fu

Macau acolhe no início de Agosto o 3.º Encontro de Mestres de Wushu (Kung fu) no território com atletas de 26 países ou regiões diferentes para participarem em competições e demonstrações.

O wushu, ou kung fu (a primeira designação é em mandarim enquanto a segunda é em cantonês), tem centenas de modalidades, mas o encontro de Macau irá destacar algumas das principais, como o Taolu (o wushu mais tradicional), o Sanda (combate semelhante ao boxe) e as danças do dragão e leão (comuns em dias de celebração).

Este ano a novidade é a inclusão da “primeira edição do Campeonato Mundial Universitário de Wushu da Federação Internacional do Desporto Universitário”, anunciou o presidente do Instituto do Desporto de Macau, Pun Weng Kun, durante uma conferência de imprensa.

Nas modalidades de Taolu e Sanda, vão participar equipas da Malásia, Singapura, Foshan, Zhongshan, Anhui, Yangchun e de Macau, explicou, na mesma ocasião, o presidente da Associação Geral de Wushu de Macau, Chan Weng Kit de Noronha.

“Até ao momento conseguimos atrair as equipas de elite da China, Hong Kong, Malásia, Singapura, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Birmânia, Vietname e Macau para participarem na actividade das Danças de Dragão e Leão”, afirmou Chan Weng Kit de Noronha.

O evento, que decorre na região entre os dias 2 e 5 de Agosto, à semelhança das últimas duas edições terá uma parada com todas as equipas, em zonas emblemáticas do território. Começa Largo de São Paulo, passa pelo Ruínas de São Paulo e termina na praça do Tap Seac.

“Cada vez mais estamos a ver uma influência mais alargada deste evento e esperamos que o evento se continue a desenvolver”, disse a directora dos Serviços de Turismo de Macau (DST), à margem da conferência de imprensa.

“Este tipo de eventos possibilita a divulgação de Macau de uma outra maneira. Antigamente víamos Macau como o local dos casinos, mas hoje em dia tem diferentes tipos de eventos”, concluiu a directora.