Políticas ambientais levam Macau ao Luxemburgo

De 3 a 11 do passado mês de Março, uma delegação de várias cidades do Pan-Delta do Rio das Pérolas, liderada por Agostinho Vong Vai Lon, deslocou-se a Portugal e ao Luxemburgo com os olhos postos na “promoção da política ambiental e o desenvolvimento de finanças verdes”.

Texto Catarina Mesquita | Fotos GCS 

A visita promovida pelo governo da Região Administrativa Especial de Macau surge na sequência da indicação do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, no XIX Congresso do Partido Comunista Chinês, em 2017, para a criação de um sistema de inovação tecnológica verde orientado para o mercado e o desenvolvimento de finanças verdes.

Numa altura em que o lançamento do documento das Linhas Gerais do Planeamento e Desenvolvimento da Grande Baía Guangdong – Hong Kong – Macau também surge com referências específicas para a melhoria das políticas ambientais da região – nomeadamente no aumento da qualidade da água e do ar – a delegação afirma que a visita ao Luxemburgo e a Portugal teve resultados “proveitosos”.

Na sua passagem pelo Luxemburgo a comitiva visitou a Embaixada da República Popular da China no Grão-Ducado do Luxemburgo e o Banco Europeu de Investimentos, tendo também trocado impressões com os representantes da Luxembourg for Finance, da Agência de Rotulagem Financeira do Luxemburgo (LuxFLAG) e da Bolsa de valores de Luxemburgo durante os respectivos encontros.

Com conhecimento e aplicabilidade de finanças “verdes” –  a mobilização de capital privado para investimento em projectos sustentáveis ​​e ambientais – o Luxemburgo serviu de inspiração a Macau, ideia sublinhada por Huang Changqing, embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Popular da China no Luxemburgo.

Por ocasião do evento de boas-vindas da comitiva do Pan-Delta do Rio das Pérolas, o embaixador lembrou que as relações entre ambos os países têm vindo a crescer nos últimos anos, sendo objetivo dar continuidade a esta intensificação, nomeadamente nos sectores financeiro, transporte aéreo e alta e nova tecnologia.

Já durante a visita a Portugal o grupo reuniu-se com várias instituições, designadamente a Agência Portuguesa do Ambiente e o Banco de Portugal, bem como o Banco Millennium BCP e a Energia de Portugal (EDP), duas das instituições com investimento chinês.

O sector financeiro verde esteve também na agenda da visita de intercâmbio a Portugal, especificamente no que à promoção de títulos e fundos verdes diz respeito.

Com o apoio do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, da Autoridade Monetária de Macau, da Direção dos Serviços de Proteção Ambiental e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a delegação participou em várias sessões de intercâmbio onde foi possível perceber as políticas ambientais de ambas as regiões, os serviços em vigor e como estão a ser utilizadas as energias renováveis nos diferentes organismos participantes.