Macau acolhe 4.ª edição do Ciclo de Cinema Moçambicano

Macau acolhe no início de novembro a 4.ª edição do Ciclo de Cinema Moçambicano, que tem como destaque o primeiro filme de animação produzido no país, disse hoje à Lusa a organização.

O filme “Os Pestinhas e o ladrão de brinquedos” (2013), de Nildo Essá, é para o vice-presidente da Associação dos Amigos de Moçambique, Carlos Barreto, “o grande destaque” deste ciclo, por ser “o primeiro filme de animação moçambicano”.

À Lusa, Carlos Barreto adiantou que o programa da próxima edição “é vasto” porque vai apresentar “uma mistura de documentários, longas metragens e animação”.

Ao longo das três edições, o evento conseguiu cativar principalmente pessoas oriundas dos países lusófonos. Os locais, contudo, têm estado alheios a este evento porque “não há legendas em chinês”, explicou.

“Infelizmente não há muitos chineses a virem”, constatou Carlos Barreto.

Apesar disso, o vice-presidente desta associação moçambicana contou que já foi contactado por alguns alunos interpretes chinês-português que se mostraram interessados em participar no evento de forma a entender vários aspectos culturais do país africano, que não apenas a língua.

“Atitudes diversas, cumprimentos, palavras, sentimento e forma de estar” é o que esta mostra de cinema pode dar a estes estudantes, afirmou.

O evento decorre entre os dias 04 e 07 de novembro na Fundação Rui Cunha.