Chegou o Ano do Rato: previsões para 2020

Um novo ciclo. O Rato é o primeiro dos signos do zodíaco chinês e, por isso, o novo ano lunar é considerado propício a recomeços. Um dos animais com melhor sorte, a 25 de Janeiro começa o seu reinado, o que trará força e determinação a todos os signos para os seus projectos

Texto Sandra Lobo Pimentel

A 25 de Janeiro de 2020 tem início mais um ano novo lunar. Chegamos ao ano do Rato de metal. O Rato é um dos quatro animais do zodíaco chinês com mais sorte nos relacionamentos, logo, é provável que este ano a sociedade se torne mais harmoniosa e não conheça tantos percalços, segundo as previsões do mestre de feng shui de Hong Kong Peter So.

O Rato é o primeiro signo do zodíaco chinês, o que significa o início de um novo ciclo de 12 anos. Por esse motivo, este ano lunar é marcado por recomeços e renovação. Será um ano de força, prosperidade e sorte para quase todos os signos do zodíaco chinês. Todos mostrarão determinação em relação aos seus objectivos e aspirações e será um bom ano para iniciar projectos ou evoluir nos já existentes. Quem planeia fazer investimentos, começar um negócio ou um projecto de longo prazo tem boas oportunidades de sair satisfeito no futuro.

As previsões ditam que o início do ano trará boa energia e muita criatividade. O elemento regente é o metal, outra mudança neste ciclo, o que propicia o sucesso nesses novos projectos.

Na cultura chinesa, o Rato é considerado protector e portador de prosperidade. Assim sendo, o ano lunar do Rato de metal trará, no geral, situações benéficas, oportunidades, encontros com pessoas especiais, sorte e equilíbrio. Mesmo os dilemas e mudanças que surjam, serão para sair da zona de conforto e evoluir. Caberá a cada um perceber as situações propícias com que se depara ao longo deste ano lunar.

***

Sorte no amor para 2020

Coelho

A estrela de Hong Luan brilha sobre o signo do Coelho, o que trará muita sorte nas ligações românticas desejadas e de longa duração. Os solteiros terão oportunidade de conhecer alguém especial e os que já são comprometidos há algum tempo mostram bons sinais de virem a casar este ano.

Galo

Os nativos deste signo beneficiam de outra estrela que ilumina os relacionamentos, Tian Xi, que traz a mesma sorte que terão os nativos de Coelho, mas numa extensão menor. Os solteiros deverão prestar atenção a possíveis relacionamentos com pessoas já do seu círculo e frequentar mais lugares públicos.

Signos mais prósperos: Búfalo, Dragão, Macaco e Porco

Números da sorte: 5, 7, 9

Dias da sorte: 4.º, 8.º, 13.º e 22.º dias de todos os meses do calendário lunar

Cores da sorte: branco, amarelo, azul, verde, cinzento e preto

Direcções auspiciosas: sudeste e nordeste

Pessoas famosas nascidas no ano do Rato

Mozart

Shakespeare

George Washington

Winston Churchill

Marlon Brando

Scarlett Johansson

Mark Zuckerberg

***

Previsões signo a signo

RATO

Nascidos em 1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996, 2008

Os nativos de Rato ainda beneficiarão da estrela de Xian Chi que os iluminou no ano anterior e são encorajados a esforçarem-se mais para conhecer alguém especial nos primeiros meses do ano. Mesmo que o romance não dure, ainda há boas chances de se tornar uma relação séria. Em 2020, estes nativos podem ser consumidos por pensamentos negativos, em especial os nascidos em 1984. É necessário encontrar o equilíbrio. Se o tempo o permitir, passe mais tempo com amigos e viaje mais para espairecer.

Apesar disso, este signo disporá de boa sorte e, na constelação do Rato para este ano, estará a estrela Jin Gui, que significa, literalmente, “baú de ouro”, que trará riqueza e lucro. Será possível aos nativos de Rato acumular alguma riqueza e é o signo com melhores perspectivas de fazer dinheiro este ano.

Para aqueles que são empreendedores, em 2020 conseguirão mais poder e uma melhor reputação, o que pode ajudar a alcançar bons negócios, enquanto os assalariados podem receber mais responsabilidades no emprego.

Nos relacionamentos, haverá mudanças durante este ano lunar. Aqueles que estão num relacionamento sério podem vir a dar o passo para o casamento e os que estão solteiros são encorajados a começar um novo relacionamento. Para os nativos mais novos (ou seja, os nascidos em 1996 e 1984), há uma grande probabilidade de virem a ter um filho este ano.

Para atrair sorte para a parte financeira, os nativos de Rato devem colocar um objecto vermelho no quadrante sul das suas casas. Para a saúde, uma caixa de música a oeste. Quanto ao amor e aos relacionamentos no geral, o ano do Rato será sempre iluminado neste aspecto para estes nativos. Nos restantes 11 anos do ciclo, podem usar algum acessório com o formato de um coelho ou colocá-lo no quadrante este da casa.

Dinheiro ***

Carreira ***

Amor *

Saúde **

BÚFALO

Nascidos em 1937, 1949, 1961, 1973, 1985, 1997, 2009

Os nativos de Búfalo estão em sintonia com a regência deste ano lunar. Se criarem conflitos terão mudanças e instabilidade, mas se optarem pela união isso implicará estabilidade. Não é esperado que em 2020 mudem de emprego ou de casa, nem que haja qualquer mudança em termos românticos, pelo que a vida correrá pelo normal. Para além disso, os de signo Búfalo não devem esperar um ano muito cheio em termos profissionais e também não haverá disposição para tal. Isso deve ser visto como positivo, sendo que quaisquer pequenas alterações serão resolvidas de acordo com o padrão normal. Assim não se esperam grandes surpresas para os nativos de Búfalo e este podem viver exactamente de acordo com o que projectaram para este ano.

Em termos de carreira profissional, podem esperar apoio e conselhos dos superiores e nenhum percalço. Para os empreendedores, vão facilmente conquistar a confiança dos seus clientes e podem esperar sorte nos negócios, especialmente, no final do ano.

As estrelas que iluminam o Búfalo em 2020 trazem-lhe ajuda dos demais, em especial, dos superiores e figuras importantes em termos profissionais.

Já a estrela Tian Kong desencoraja os nativos deste signo a fazerem planos para o novo ano. Devem apenas responder às alterações que possam acontecer.

Para ajudar à riqueza, devem colocar um copo de água na direcção norte e para a saúde, um objecto vermelho a sul. No amor, para o Búfalo, a sorte vem a cada ano do Tigre, logo, em 2020 e nos restantes regidos por outros animais, devem usar um objecto com a forma do Tigre ou colocá-lo no quadrante nordeste da casa.

Dinheiro ***

Carreira ***

Amor *

Saúde ***

TIGRE

Nascidos em 1938, 1950, 1962, 1974, 1986, 1998, 2010

A estrela da mobilidade, Yi Ma, brilha sobre o Tigre neste ano de 2020. Isto significa que os nativos deste signo têm maior probabilidade de viajarem mais e verem mudanças nos seus ambientes de trabalho e na sua vida pessoal e não se prevê que estejam sujeitos a conflitos ou desacordos.

No entanto, para o Tigre não se indica nem sorte nem azar para este ano lunar, significando que a sorte dependerá da disposição de cada um e não tanto da influência do zodíaco. Ou seja, está nas suas mãos aprender ou investir. São por isso encorajados a iniciar qualquer actividade enriquecedora em termos profissionais ou de formação académica, em especial para os assalariados.

Para os empreendedores, podem tentar novos caminhos, mas o melhor será manter o mais possível o que já tinham.

Na constelação do Tigre, há uma única estrela positiva, que não é necessariamente de sorte. A mobilidade indica que aqueles que estão num plano positivo vão beneficiar de mudanças, mas os que não estão não devem perder tempo ou energia em mudanças.

As restantes estrelas não trazem azar, mas podem trazer menos entusiasmo aos nativos de Tigre.

Em termos de carreira, os de signo Tigre devem manter o trabalho o mais simples possível este ano. Quanto ao amor, será um ano sem percalços, bem como em termos de saúde. Quanto à riqueza, 2020 mostra poder ser um ano de mais perdas do que ganhos.

Para ter mais sorte no dinheiro, coloque uma pedra no sudoeste da casa e para a saúde, um copo de água a norte. Quanto ao amor, o Búfalo é o regente para o signo de Tigre, logo, nos 11 anos em que há outro animal a reinar o zodíaco, deve ser usado um objecto com o formato do Búfalo ou colocá-lo no quadrante nordeste da casa.

Dinheiro *

Carreira **

Amor ***

Saúde ***

COELHO

Nascidos em 1939, 1951, 1963, 1975, 1987, 1999, 2011

Depois de um ano muito positivo para os nativos deste signo em 2019, em 2020 o Coelho é iluminado pela poderosa estrela de Hong Luan, que proporciona relacionamentos positivos, com muita sorte no amor e boas interacções com a generalidade das pessoas, ainda melhores do que no ano anterior.

Para aqueles que pensam em casamento, esta será a melhor altura para fazê-lo. Os solteiros também devem iniciar novos relacionamentos. Ainda assim, há o outro lado da moeda. Neste ano lunar, o Coelho estará em colisão com o regente, o que trará alguns conflitos em 2020. Sentir-se-á impaciente e mais emocional.

No campo profissional, o ano será para aprender ou investir. Para os nativos deste signo que sintam vontade de tentar uma mudança, são encorajados a fazê-lo e todos são aconselhados a investir na formação profissional. Os assalariados devem manter-se actualizados de forma a manter a sua alta competitividade no mercado de trabalho.

Em termos financeiros, são esperadas mais despesas do que o habitual, por isso, fica o aviso de maior atenção ao balanço financeiro em 2020. No amor, os solteiros beneficiam mais da presença da estrela Hong Luan e devem conhecer mais pessoas fora do seu círculo. Quanto à saúde, poderá ser um ano de alguns problemas para os nativos de Coelho. Para ter mais sorte, deve colocar um copo de água na direcção norte em casa, e para a riqueza uma pedra no quadrante nordeste. No amor, o Rato é o regente, pelo que este ano trará sorte nos relacionamentos.

Dinheiro *

Carreira **

Amor ***

Saúde *

DRAGÃO

Nascidos em 1940, 1952, 1964, 1976, 1988, 2000, 2012

Os nativos de Dragão beneficiaram da estrela Hong Luan no ano lunar passado, pelo que, até ao festival de Ching Ming, em Abril, ainda são iluminados por ela. Desta forma, se não estão num relacionamento, devem procurar alguém especial beneficiando dessa sorte.

Para 2020, o Dragão também estará em harmonia com o regente do ano lunar, o que vai facilitar as relações pessoais. Já na carreira, estes nativos não estarão com grande disposição para esforços, o que não é necessariamente mau: por vezes é melhor dar um passo atrás do que agir de forma demasiado ambiciosa. Assim, podem evitar conflitos desnecessários e há menos probabilidade de chamar a atenção caso não se apresente como um competidor.

A estrela Jin Yu trará protecção dos superiores hierárquicos e de figuras poderosas e a estrela San Tai pode ajudar a elevar o estatuto social, bem como a uma promoção profissional em 2020. Os assalariados podem vir a beneficiar mais este ano.

Para beneficiar mais na riqueza, os nativos de Dragão devem colocar um copo de água na parte norte da casa e para a saúde um objecto vermelho a sul. No amor, o ano do Porco é o que traz sorte a estes nativos, pelo que nos outros 11 anos devem usar um objecto com o formato desse animal ou colocá-lo no quadrante noroeste da casa.

Dinheiro *

Carreira **

Amor ***

Saúde ***

SERPENTE

Nascidos em 1929, 1941, 1953, 1965, 1977, 1989, 2001, 2013

O ano lunar do Porco trouxe instabilidade e desafios aos nativos de Serpente, pelo que, terminando, as perspectivas melhoram para 2020. Depois das mudanças do ano anterior, estes nativos podem receber ajuda para evoluírem, mesmo que essa ajuda seja anónima.

Com mais equilíbrio, podem focar-se mais no trabalho sem distracções. Mas é preciso trabalhar arduamente para que o dinheiro cresça em proporção ao esforço empreendido, em especial para aqueles que trabalham por conta própria. Os assalariados não terão perspectivas de ganhar mais, por muito que se esforcem, mas, pelo menos, terão mais estabilidade.

A estrela Yue De pode tornar os percalços em boa sorte, é uma estrela de misericórdia e perdão. Quando os nativos de Serpente não guardarem rancor e não procurarem vingança, todo o azar pode vir a transformar-se em bons desígnios. No lado menos positivo, a estrela Jie Sha pode trazer perdas financeiras e também alguns pequenos problemas de saúde.

No amor, depois de um ano complicado, os nativos deste signo não devem esperar grandes mudanças em 2020, em especial, os solteiros, que não se espera que possam iniciar um relacionamento.

Para ajudar a ter sorte na riqueza, devem colocar uma caixa de música a oeste em casa e para a saúde uma planta num vaso no quadrante este. O amor é bafejado pela sorte a cada ano do Cão, logo, neste ano lunar, os nativos devem usar um objecto com esse formato ou colocá-lo a noroeste da casa.

Dinheiro *

Carreira **

Amor **

Saúde *

CAVALO

Nascidos em 1930, 1942, 1954, 1966, 1978, 1990, 2002, 2014

O ano lunar do Rato será de conflitos para os nativos do signo Cavalo, mas isso terá implicações diferentes para cada um. Os nascidos na Primavera e no Verão poderão transformar os conflitos em oportunidades, enquanto os nascidos no Outono e no Inverno devem esperar que nada mude em 2020.

É positivo não introduzir quaisquer mudanças sempre que possível e, quando estas forem inevitáveis, preparar-se para o pior. Para além do ambiente profissional, os conflitos de 2020 também se reflectirão no campo amoroso e na vida em geral, significando alterações. No amor, quem está num relacionamento pode vir a casar-se ou terminar o mesmo, e quem está solteiro pode iniciar uma relação.

Para fazerem dinheiro, os nativos de Cavalo vão ter de trabalhar muito este ano, ou seja, terão de se esforçar mais. Os empreendedores conseguirão arrecadar conforme o volume de trabalho, mas os assalariados andarão ocupados sem verem a necessária compensação financeira.

Na saúde, os nativos deste signo podem esperar um ano com algumas maleitas devido à presença forte do elemento água, que conflitua com o fogo. Devem, por isso, tomar cuidado.

Para ter sorte no dinheiro, devem colocar uma caixa de música no quadrante oeste da casa e para a saúde uma planta num vaso a este. A sorte no amor surge a cada ano do Galo, logo, neste ano lunar, os nativos devem usar um objecto com esse formato ou colocá-lo a oeste da casa.

Dinheiro *

Carreira *

Amor **

Saúde **

CABRA

Nascidos em 1931, 1943, 1955, 1967, 1979, 1991, 2003, 2015

Em 2020, os nativos de Cabra não estarão em desacordo com o regente no ano lunar, mas em ligeiro desacerto, o que não é tão sério e permite que a vida siga como habitual. Em termos de carreira profissional, não será um ano de muita disposição para o trabalho e muitos vão mesmo diminuir o ritmo e a intensidade. O elemento água, que surge reforçado neste ano do Rato de metal, a sorte vai minguar neste campo para este signo da Cabra, pelo que se aconselha uma abordagem mais cuidada e deixar a ambição para outros anos.

A presença da estrela Zi Wei traz consigo a influência de figuras poderosas que podem ajudar todos os nativos deste signo. Na carreira, é necessário observar bem antes de tomar qualquer decisão e esperar que a sorte venha. O melhor é aceitar que não virá grande riqueza neste ano lunar do Rato.

Para equilibrar, os nativos de Cabra mostram um panorama de sorte no amor, em especial nos relacionamentos temporários. Se está à procura de um compromisso duradouro, a sorte deste ano não será suficiente. No entanto, essa sorte vai reflectir-se nos relacionamentos em geral.

Para ajudar a ter sorte no dinheiro, os nativos deste signo devem colocar um copo de água na direcção norte em casa e para a saúde, um objecto vermelho a sul. No amor, não sendo este ano lunar sob o reinado do Macaco, o signo de Cabra deve usar um acessório com este formato ou colocá-lo na direcção noroeste da casa.

Dinheiro *

Carreira **

Amor **

Saúde **

MACACO

Nascidos em 1932, 1944, 1956, 1968, 1980, 1992, 2004, 2016

Depois de um ano em conflito com o regente, os nativos do signo Macaco voltam a estar em união com este ano lunar do Rato. Ainda que a influência de 2019 possa durar dois meses após o começo no novo ano, altura em que se aconselha alguma precaução, 2020 será de estabilidade e de boas relações pessoais. Apesar de não haver quaisquer estrelas de sorte na sua constelação, os nativos de Macaco podem confiar na união com o regente para beneficiarem da ajuda de figuras importantes.

Em termos profissionais, estarão ao alcance de mais oportunidades e de uma subida de estatuto social durante o ano. Isso significa forte probabilidade de promoção profissional e de ter o salário revisto em alta. Quem não esteja interessado nisso, deve tentar comportar-se de forma a ficar fora do radar dos superiores hierárquicos.

Aqueles que trabalham por conta própria, vão conseguir cimentar a sua posição e ganhar a confiança dos clientes. Todos os nativos de Macaco são encorajados a esforçar-se para progredir profissionalmente.

No amor, os que estão num relacionamento vão ter maior estabilidade e o sentimento vai ganhar mais força e dimensão, enquanto os nativos de Macaco que estão solteiros não devem iniciar um novo romance, uma vez que não terão muita sorte neste campo.

Para terem mais sorte no amor, não sendo o ano da Cabra, devem usar um objecto com o formato deste animal ou colocá-lo no sudoeste da casa. Para sorte no dinheiro, uma planta num vaso a este da casa e para a saúde uma pedra a sudoeste.

Dinheiro ***

Carreira ***

Amor **

Saúde ***

GALO

Nascidos em 1933, 1945, 1957, 1969, 1981, 1993, 2005, 2017

Juntamente com o Coelho, o Rato e o Cavalo, o Galo é o signo do zodíaco chinês que mais vezes beneficia das estrelas da sorte nos relacionamentos e em 2020 será assim para estes nativos. Isso também explica porque estes signos têm melhores relações pessoais do que outros. A sorte nos relacionamentos para os nativos de Galo é mais forte quando o ano lunar é regido pelo Cavalo, mas no ano lunar do Rato há muita energia positiva e mudanças boas na vida romântica.

Os quem têm relacionamentos firmados podem casar-se ou ter filhos, enquanto os solteiros devem aproveitar a oportunidade para conhecerem alguém especial e iniciar um romance. A sorte deste ano trará relacionamentos desejados e duradouros.

Nas suas carreiras, os nativos de Galo vão assumir mais poder e responsabilidades e devem agir de forma mais ambiciosa para serem levados em consideração para posições mais vantajosas profissionalmente. Mas isso pode não levar, necessariamente, a um aumento salarial.

A estrela Tian De transforma percalços em sorte e, por isso, trará bons desígnios, mesmo quando os nativos de Galo sejam vítimas de algum ataque. Só necessitam não optar por comportamentos de vingança, já que esta estrela significa perdão e bondade.

Em termos de saúde, não há probabilidade de percalços e será um ano positivo fisicamente e emocionalmente.

Para ajudar à riqueza, coloque uma planta num vaso a este em casa, e para a saúde, uma pedra a nordeste. Para o amor, o regente que traz a sorte é o Cavalo, por isso, nos restantes 11 anos, os nativos de Galo devem usar um acessório com este formato ou colocá-lo no quadrante sul da casa.

Dinheiro **

Carreira ***

Amor ***

Saúde **

CÃO

Nascidos em 1934, 1946, 1958, 1970, 1982, 1994, 2006, 2018

No ano lunar de 2019, os nativos do signo Cão tiveram o seu ano dos relacionamentos, pelo que ainda podem beneficiar dessa sorte. Se ainda estiver solteiro, deve fazer bom uso dessa sorte enquanto dura, e se está num relacionamento, este deve manter-se estável em 2020. Os nativos deste signo não terão qualquer desacordo com o regente deste novo ano lunar, ou seja, sem grandes mudanças.

Em termos de carreira, depois do esforço para conseguir recompensas em 2019, os nativos de Cão podem desacelerar este ano e até salvar algum tempo para fazer planos para o futuro. Com a presença da estrela Ba Zuo na sua constelação, o signo de Cão pode elevar o seu estatuto social e fazer alguns progressos assinaláveis em termos de riqueza.

Quanto à saúde, ainda que não esteja previsto nada de grave, devido à harmonia com o regente, poderá haver alguns contratempos neste aspecto, mas nada que deva gerar grande preocupação. Para ajudar neste campo, deve colocar um objecto vermelho no quadrante sul de casa, e para mais sorte no dinheiro, um copo de água a norte. Para o amor, é o ano da Serpente que traz mais sorte, e não sendo este, deve usar um objecto com este formato ou colocar um a sudeste da casa.

Dinheiro **

Carreira **

Amor **

Saúde **

PORCO

Nascidos em 1935, 1947, 1959, 1971, 1983, 1995, 2007, 2019

Os nativos de Porco vão ter sorte nos relacionamentos neste ano lunar do Rato. O benefício chega para os relacionamentos temporários, que, ainda que terminem pouco depois de terem início, serão proveitosos. Para além de que essa sorte se estende a todas as relações pessoais e os nativos de Porco farão boa impressão à primeira vista em 2020.

Também no dinheiro haverá sorte para este signo, um dos mais beneficiados neste ano novo lunar. A estrela Mo Yue ajudará a elevar o estatuto social dos nativos de Porco, e serão facilmente ajudados por outros para conseguir os seus objectivos.

Na carreira, domina a disposição para eliminar obstáculos à progressão e a sorte nos relacionamentos, mais uma vez, também ajuda neste aspecto da vida dos nativos de Porco. Mesmo que para alguns seja um pequeno progresso, serão sempre dados passos em frente em termos profissionais.

No amor, está na hora de um novo romance e deixar para trás tudo o que de menos positivo trouxe o último ano. E apesar de serem mais prováveis interacções breves, há a probabilidade de conseguir ter um relacionamento duradouro, caso consigam chegar a 2021.

Na saúde, o conflito com o regente no ano anterior pode ter trazido alguma preocupação, mas a sorte nos relacionamentos durante este ano do Rato também beneficia este campo, em especial a partir do Verão, quando os nativos de Porco vão sentir melhor essa influência positiva. Para ajudar, coloque uma caixa de música a oeste da casa e para o dinheiro, um objecto vermelho a sul.

Para mais sorte no amor, o ano do Dragão é o mais auspicioso. Nos restantes 11 anos, usar um objecto deste formato ou colocá-lo no quadrante sudeste da casa.

Dinheiro ***

Carreira ***

Amor ***

Saúde **