Especialista chinês estima que surto se vai alastrar mundialmente até Junho

Zhong Nanshan, chefe da equipa de médicos especialistas designados pelo Governo chinês para combater o surto do Covid-19, disse que a doença continuará a alastrar-se pelo mundo até pelo menos Junho próximo.

Numa conferência de imprensa em Cantão, sul da China, Zhong disse que o “foco na prevenção e controlo do vírus” passará para a importação de infecções oriundas do exterior, à medida que o surto se alastra por mais de uma centena de países.

O pneumologista, de 83 anos, disse ainda que a China prestará assistência a países onde o vírus está a propagar-se rapidamente, incluindo experiência em protecção e tratamento médico.

“Estima-se que o desenvolvimento do surto global perdurará até pelo menos Junho próximo”, disse Zhong, que desempenhou um papel importante no combate ao surto da Síndrome Respiratória Aguda e Grave (SARS), ou pneumonia atípica, que atingiu o país entre 2002 e 2003.

O médico lembrou que a província de Guangdong, adjacente a Macau, e a segunda mais afetada pelo surto na China, tem fortes ligações ao exterior, o que torna necessário “fortalecer as medidas de inspecção nas fronteiras”.

“Viajantes oriundos de países gravemente afectados pelo surto merecem atenção especial e devem cumprir quarentena”, afirmou.

A China voltou hoje a registar uma queda no número de novos casos de infecção.

Fora da província de Hubei, epicentro do surto e onde várias cidades foram colocadas sob quarentena, todos os quatro casos detectados são “importados” do Irão, segundo a Comissão Nacional de Saúde do país asiático.

Segundo os dados oficiais mais recentes, o número de mortos e infectados na China fixou-se nos 3.119 e 80.735, respectivamente.