Macau anuncia regresso às aulas em Maio para os alunos do secundário

As aulas do ensino secundário em Macau começam nos dias 4 e 11 de Maio, depois de mais de dois meses suspensas devido à pandemia da Covid-19, anunciou o governo do território.

O facto de Macau não verificar novos casos da Covid-19 há 11 dias foi determinante para esta decisão, explicaram as autoridades em conferência de imprensa. “Neste momento, a situação em Macau é estável”, justificaram as autoridades.

No dia 4 de Maio arrancam as aulas do ensino secundário complementar e no 11 de maio é a vez do ensino secundário geral, indicou o director dos Serviços de Educação e Juventude, Lou Pak Sang.

A medição da temperatura ao entrar na escola e o uso de máscara serão obrigatórios para os mais de 25.000 alunos que vão recomeçar as aulas. “A passagem de ano vai ser mais flexível”, assim como a justificação de faltas, acrescentou.

Quanto ao ensino infantil, primário e especial as autoridades admitem que as aulas podem estar suspensas até ao final do ano lectivo, mas que essa decisão depende da “evolução da epidemia”.

Macau, que identificou 45 infectados desde o início do surto do novo coronavírus, não regista novos casos há 11 dias.

Após uma primeira vaga de dez casos em fevereiro, o território esteve 40 dias sem identificar qualquer infecção. Contudo, a partir de meados de Março foram identificadas mais 35 pessoas infectadas, todos casos importados. Do total de infectados, 20 já receberam alta hospitalar.