Domingo, Setembro 27, 2020
Inicio Literatura Rio das Pérolas: inspiração de poetas

Rio das Pérolas: inspiração de poetas

Rio das Pérolas é a nova antologia poética inspirada na região. São 24 os autores que compõem uma obra de memórias e de inspirações fluídas como as águas do Rio das Pérolas

Texto Catarina Mesquita

António Graça Abreu, Fernanda Dias, Fernando Sales Lopes, Henrique Levy são alguns que se reúnem em Rio das Pérolas, uma antologia poética que visa demonstrar a fluidez na escrita que se faz sentir no território tal como as águas do rio.

Lançada recentemente pela editora Ipsis Verbis, a obra surge da intenção de António MR Martins, coordenador da obra, reunir vários textos de autores com fortes ligações a Macau. António MR Martins reside actualmente no território e já havia participado em 2017 no Festival Literário de Macau – Rota das Letras, tendo ficado assim a vontade de criar aquela que agora é a obra Rio das Pérolas.

De acordo o responsável por esta compilação, e também ele poeta, o rio e a poesia assemelham-se pelas histórias que em si transportam. “Rio das Pérolas é a ampla libertação das palavras e dos autores que as colocam em forma de serem lidas, numa reunião inspirada com sentido que abraça a escrita poética em todos os seus patamares”, escreve o coordenador.

Segundo o prefácio, da autoria de Ana Paula Dias, percebe-se que esta é uma obra com poemas que reflectem o cariz específico de Macau, seja pela descrição de “locais, paisagens, pessoas, palavras, sabores e sensações que são pertença desta geografia física, humana e cultural.” “Nos diversos autores e na diversidade dos seus estilos poéticos, Macau, além da exterioridade concreta do espaço, é o lugar escolhido para interrogarem a legibilidade do mundo, as permanências, as errâncias, as contingências e as transformações que a vida acarreta”, acrescenta ainda a autora.          

A obra vem assim valorizar a escrita em português feita por quem cá vive e passa seguindo os passos da produção literária feita a partir do século XX como Camões, Bocage e Pessanha que viram em Macau fonte de grande inspiração, relembra também Ana Paula Dias.

Já a capa da obra é da autoria do conceituado artista local Eric Fok, cuja união do território às águas do Rio das Pérolas não passa despercebida.

No livro são ainda publicadas também as biografias de cada um dos participantes. O livro está disponível nas livrarias locais e em venda online e tem o valor de 120 patacas.

Rio das Pérolas

Vários autores

Coord. António MR Martins

Ipsis Verbis, 2020

MOP 120

ARTIGO