Sexta-feira, Março 5, 2021
Inicio Almanaque Chinês Ano do Búfalo: Previsões para 2021

Ano do Búfalo: Previsões para 2021

Após os altos e baixos de 2020, o horóscopo chinês para 2021 traz uma mensagem de esperança: o ano será um período de recuperação, desenvolvimento e crescimento, tanto profissional como familiar

Texto Catarina Brites Soares

A partir de 12 de Fevereiro, começa o ano do Búfalo de metal, o segundo dos 12 signos do zodíaco chinês. Na cultura chinesa, o Búfalo é um animal valorizado pelo papel que tem na agricultura. O mesmo acontece no zodíaco: pessoas sob este signo são consideradas trabalhadoras, optimistas e honestas. Também lhe são associadas qualidades como a honestidade, inteligência, capacidade de liderança e racionalidade. Veja nas próximas páginas o que dizem os almanaques chineses para cada signo.

Segundo as previsões do mestre de feng shui Peter So, a Cabra, o Cavalo e o Cão são os signos menos compatíveis com o Búfalo, ao contrário do Rato, da Serpente e do Galo, os mais compatíveis. O ano de 2021 será turbulento para o Búfalo, que será confrontado com vários desafios tanto na carreira como nos estudos, situações que o deixarão stressado, disperso e emocional. O metal ajudará a ultrapassar esses momentos e a chave está em usar a força de espírito para superar eventuais azares. De uma maneira geral, o ano que agora começa deve ser especialmente dedicado às relações, tanto no seio familiar como no círculos de amigos, já que estas podem ajudar a superar as vicissitudes e a valorizar o que se tem.

Na carreira, as perspectivas são de estabilidade e dificuldades acrescidas ao nível da progressão. À partida será um período pouco favorável a conquistas, mesmo com esforço e dedicação. Abril, Setembro e Dezembro serão meses de sorte, em oposição a Maio, Junho e Julho, meses de azar.

Ao nível das relações também não se aproximam tempos fáceis. Quem está comprometido deverá esperar dificuldades que poderão afectar o relacionamento, que pode vir a ser posto em causa. Já quem está sozinho, terá a vida mais complicada para encontrar alguém.

De acordo com a astrologia chinesa, o Búfalo é um signo conhecido por sua lealdade, disciplina e determinação. Por isso, essas características que irão reger o ano de 2021 favorecem a prosperidade e sucesso. Também será um ano caracterizado pelo apego à tradição, então será fácil perceber a influência do conservadorismo ao longo de 2021.

O Búfalo de metal traz ainda um alerta: os conflitos podem ter resultados desastrosos, por isso, deixe as intrigas de lado e lide com as situações com bom senso, optando por manter a paz e a harmonia.

Diferentemente da astrologia ocidental, na qual o signo solar é definido pelo mês do nascimento, a astrologia chinesa o signo é definido pelo ano do nascimento. Além dos animais que regem cada ano, o zodíaco chinês também leva em consideração os cinco elementos (metal, madeira, água, fogo e terra) e as polaridades yin e yang. Considerando todos os elementos, é composto um ciclo de 60 anos, no total, com cada ano sendo regido por um animal e um elemento em sua polaridade yin ou yang.

O ano de 2021 será regido pelo Búfalo de metal yin, que carrega as próprias características e influencia cada um dos signos do horóscopo chinês 2021 de formas distintas.

Signos em desvantagem

Búfalo

Todos os nativos de Búfalo estão em desarmonia com o regente do ano novo lunar. O mau humor pode ser mais comum do que o normal e será um ano pouco dado às relações e mudanças como de casa, trabalho. Prevê-se ainda rupturas e uniões.

Cabra

Também as Cabras terão um 2021 desafiante, uma vez que estão em conflito com o regente do ano lunar. Conflitos implicam sempre movimentos e transformações, e é provável que aconteçam no amor, na carreira e na vida em geral. As mudanças podem sempre ser boas ou más, e neste caso será determinante a data e a hora a que se nasceu. Também estarão mais susceptíveis em termos de saúde, especialmente em Junho e Dezembro. Para afastar os azares, ponha uma caixa de música a Nordeste e Sudoeste da casa, e ligue-a de tempos em tempos.

Cão

O cão vai estar sob “tortura”. Significa isto que vai atrair más línguas, discussões e relações pobres. Ponha um copo de água a Sul na casa para melhorar as qualidades interpessoais.

Cavalo

Os Cavalos serão alvo de mais más línguas, mas nada sério. À semelhança do Cão, deve colocar um copo de água a Sul da casa para impulsionar as qualidades no trato interpessoal e um objecto rosa a Sudoeste para contrariar as más energias.

Sorte no amor

Tigre

A poderosa estrela das relações Hong Luan brilha para os Tigres, significa isto que será um ano excelente para os nativos deste signo neste campo, com muita sorte nos relacionamentos desejados e de longa duração. Os solteiros têm fortes chances de conhecerem alguém, enquanto que os comprometidos poderão dar o nó em 2021. Aos casados recomenda-se prudência e cuidado para evitar relações extraconjungais, já que a energia dos Tigres estará especialmente atractiva este ano. Sugere-se que esses usem a sorte de que gozam nos relacionamentos para investir noutro tipo de relações, como as profissionais, acabando eventualmente por resultar em ganhos na carreira.

Macaco

Também os Macacos estão abençoados por outra estrela boa para os relacionamentos. A Tian Xi traz uma sorte muito similar à Hong Luan. Os solteiros devem prestar mais atenção a quem os rodeia e sair mais de casa. Já os comprometidos, à semelhança dos Tigres, devem catalisar essa energia para outro tipo de relações, incluindo as do trabalho, resultando possivelmente em ganhos ao nível da carreira.

Cavalo

Para os nativos do Cavalo aparece a estrela dos relacionamentos temporários – a Xian Chi. É provável que os Cavalos comecem ou terminem relações este ano. Também há fortes possibilidades de o Cavalo acabar por se envolver com alguém próximo, relação essa que não deverá durar. Ainda assim, faz-se a ressalva de que se esse relacionamento resistir este ano, pode converter-se em algo mais substancial e, por consequência, perdurar.

Para dar sorte

Cores

azul, amarelo e verde

Números

1 e 4

Direcção para riqueza

Noroeste

Direcção para o amor

Sul

Dá azar:

Cores

vermelho e castanho

Números

3 e 6

Pessoas famosas que nasceram no ano do Búfalo

Barack Obama (político)

Diana Spencer (princesa britânica)

Walt Disney (produtor de filmes de animação)

Louis Armstrong (cantor)

Albert Camus (Nobel da Literatura)

Michael Phelps (desportista)

*****

PREVISÕES SIGNO A SIGNO

Mestre de feng shui Peter So

RATO

Nascidos em 1936, 1948, 1960, 1972, 1984, 1996, 2008

Optimismo é o que se recomenda aos nascidos nos anos do Rato, o primeiro signo do zodíaco chinês. O signo, que no ano passado estava em colisão com o regente, estava mais susceptível a emoções negativas e ao pessimismo, sentimentos que poderão permanecer até ao Verão deste ano. O conselho é pensar positivo até à Primavera ou evitar fazer planos importantes para a primeira metade de 2021.

Espera-se, no entanto, que este ano seja bem melhor em termos de relações, com mais estabilidade e sem grandes imprevistos. Para o bom e para o mau, o ano novo lunar não será de grandes alterações em nenhum campo: relações, carreira e vida. Há sempre um ponto a favor do Rato, que é um dos quatro animais do zodíaco chinês com mais sorte nos relacionamentos.

O período propiciará confiança e segurança para aqueles que querem sair de um relacionamento insatisfatório. A vida a dois promete ser bastante estimulante, com muita cumplicidade e aprendizagem. Se houver conflitos ou divergências, estas deverão ser resolvidas com o diálogo franco e aberto. Para os solteiros, os encontros casuais poderão resultar em novas amizades ou algo mais interessante.

À semelhança do Porco, também o Rato terá de trabalhar mais para conseguir o que procura e, se o fizer, terá resultados, factor vantajoso sobretudo para quem trabalha por contra própria e empreendedores, já que o salário depende sempre do volume de trabalho.

Uma das estrelas presentes na constelação do Rato é a Mo Yue, que ajuda à ascensão social. Os nascidos entre 1936 e 1996 têm ainda mais probabilidades que tal aconteça. Outras das estrelas associadas à sorte e também presente na constelação do Rato são as Sui He e Yu Tang, favoráveis às relações.

A desajudar está a estrela Gu Xu, associada a sentimentos de tristeza e solidão. Atenua o facto de este ser um ano de união para os Ratos, que faz com que estejam bem nas suas relações e possam contar com a disponibilidade dos outros. Ao nível da saúde nada de grave a assinalar, com excepção dos que têm doenças crónicas, a quem se recomenda mais atenção e cuidado com o bem-estar.

Dinheiro **

Carreira ***

Amor *

Saúde ***

BÚFALO

Nascidos em 1937, 1949, 1961, 1973, 1985, 1997, 2009

Os Búfalos, que estavam em sintonia com a regência do ano lunar passado, passam para a posição oposta. Era esperado um 2020 de estabilidade, situação que deverá mudar a partir de 5 de Abril. De todos os signos, o Búfalo é o que deve ser mais cauteloso no ano que se inicia. Isto porque está em colisão com o regente deste ano lunar. Apesar de o facto não gerar azar per si, tende a conduzir a emoções negativas, o que acaba por ter um impacto negativo e indirecto na sorte.

A situação é também propícia a imprevistos, percalços e mudanças que causam mau humor ou acabam por estragar o dia. Vão ser mais frequentes situações como perder bens pessoais ou atrasos em eventuais viagens, ou ainda instabilidade emocional ou problemas de saúde com familiares. Há pouco a fazer, a não ser insistir no optimismo que ajudará os Búfalos a sobreviver este ano sem que se vão abaixo. Os nativos do signo também estarão mais débeis na saúde, o risco de problemas agrava-se nos meses de Junho e Dezembro.

Não há estrelas da sorte na constelação do Búfalo, significando isto que estão por sua conta e risco, e desprovidos do apoio natural dos outros. Presentes estão as estrelas do azar Jian Feng e Fu Shi, e a Hua Gai, associada ao sentimento de solidão, mas também à inspiração. Caso para levar a sério a expressão: “O caminho da criação é sempre solitário”.

Contudo, não estar em harmonia com a regência do ano novo lunar não implicará azar no dinheiro. Desde que se coloquem as más emoções de lado, podem esperar-se bons resultados em termos monetários. O mesmo não se pode dizer sobre a carreira, o amor e a saúde. É aconselhável mais prudência, calma e serenidade no que toca a reagir. Haverá uma propensão maior para a intolerância, a impaciência e a impulsividade que podem conduzir a situações negativas no emprego e na vida pessoal. É recomendado que se evite, por exemplo, falar com quem se gosta em momentos de mau humor.

Quando se está em desarmonia com o regente do ano lunar, está-se mais susceptível a lesões e doenças, sendo que o risco aumentará em Junho e Dezembro. É indicado mais cuidado com a dieta.

Dinheiro ***

Carreira *

Amor *

Saúde *

TIGRE

Nascidos em 1938, 1950, 1962, 1974, 1986, 1998, 2010

O Tigre é iluminado pela poderosa estrela de Hong Luan, que propicia relacionamentos bons, sorte no amor e boas interacções com a generalidade das pessoas. Aqueles que estão em relações sérias há algum tempo, é o ano perfeito para dar o nó. Para os solteiros é o ano indicado para se esforçarem e encontrarem a cara-metade. Tendo em conta que a Hong Luan é a estrela do desejo e das relações duradouras, é bem provável que o romance iniciado em 2021 acabe por se tornar o parceiro de vida.

Além do amor, a mesma estrela também tem impacto nas relações em geral, ou seja, o Tigre está numa posição em que facilmente terá ajuda dos outros e em que as relações lhe correrão de feição.

2021 será um ano em que os Tigres não terão grande vontade de trabalhar e de se esforçar. Vale-lhes a presença da estrela Hong Luan, que também tende a fazer com que se consiga o dobro com metade do empenho.

Os Tigres têm ainda na sua constelação a estrela da sorte Tai Yang, associada à força de figuras masculinas. Se por acaso tem chefes homens, será um ano positivo. A Hong Luan fará o resto: a estabilidade que goza nas relações graças à estrela acabará por ajudar também na carreira.

A Gu Chen, estrela da solidão, também surge na constelação dos Tigres, cujo impacto negativo acabará por ser minimizado pelos efeitos positivos da Hong Luan.

Não é um ano bom para fazer planos e é propenso a perdas financeiras. Recomenda-se cuidado com os empréstimos, uma maior flexibilidade e melhor capacidade de improviso conforme as circunstâncias.

Apesar de ser um ano de preguiça, não se espera que seja mau em termos de riqueza. Os empresários podem esperar bons resultados nos negócios.

Dinheiro ***

Carreira *

Amor ***

Saúde ***

COELHO

Nascidos em 1939, 1951, 1963, 1975, 1987, 1999, 2011

Os Coelhos não estarão em sintonia com o regente do novo ano lunar, mas também não estarão em colisão. Antecipam-se, por isso, tempos de meio termo a todos os níveis.

Na constelação deste ano não aparece qualquer estrela associada às relações, ou seja, não se prevêem grandes desilusões ou dissabores, mas também não se esperam relações especialmente fortuitas.

Será um ano calmo e sem vontade de grandes esforços. Os Coelhos são aconselhados a ponderar bem as situações antes de decidir o que quer que seja. A ausência de estrelas da sorte faz com que os Coelhos estejam entregues ao seu destino e que tudo dependa muito das suas energias.

O facto de ser um ano de preguiça reduz a probabilidade de ser vantajoso em termos de dinheiro. Há, no entanto, um factor que pode destabilizar qualquer previsão – para o bom e para o mau. O novo ano lunar será um período de transição para os Coelhos dada a mudança ao nível das energias. O elemento água será substituído pelo fogo, e é provável que haja alterações inesperadas.

A estratégia e a diplomacia do Coelho deverão ser colocadas em prática para superar os desafios que surgirão do convívio entre as pessoas próximas. O Coelho deverá moderar os seus gastos financeiros e evitar actividades especulativas, já que há um risco mais elevado de perdas.  

Após um 2020 propenso às relações graças à presença da Hong Luan, este será de estabilidade. Não há grandes expectativas para lá da manutenção da situação em que se está – casado ou solteiro. Aos que estão sozinhos, sugere-se que invistam no romance em Janeiro e Fevereiro, já que depois terão de esperar até 2022 para gozarem de um novo ano forte nos relacionamentos.

Dinheiro **

Carreira **

Amor *

Saúde ***

DRAGÃO

Nascidos em 1940, 1952, 1964, 1976, 1988, 2000, 2012

Os nativos de Dragão podem esperar um ano frutífero em riqueza. Estão entre os signos com mais sorte neste campo em 2021. Já na saúde recomenda-se cuidado. Será um ano propício a problemas, especialmente do foro gastrointestinal. É crucial ter cuidados acrescidos com a dieta alimentar, descanso e ansiedade ou stresse.

Não é um ano dado a relações, ainda que também não estejam presentes estrelas propensas a conflitos. Apesar do período sinalizar a atracção física entre casais, o entendimento não será fácil, deixando transparecer os conflitos de interesses, que se não forem cuidados e solucionados poderão trazer rompimentos. O Dragão deverá respeitar o momento, reflectir e buscar uma ocasião propícia para discutir a relação e alinhar os objectivos. Para os solteiros as relações amorosas serão satisfatórias se estes, souberem moderar as suas atitudes extravagantes.

Este será um ano em que Dragão poderá colher os frutos de atividades iniciadas no passado. O período favorecerá o aprimoramento profissional, as viagens e as transacções comerciais. Haverá boas oportunidades de actuação e o Dragão deverá permanecer centrado para ser assertivo. Poderá  também contar com o apoio e parceria de pessoas que possuem o mesmo propósito. A cooperação e o trabalho em equipa serão necessários para a expansão dos negócios. Nas finanças, a estabilidade e os ganhos virão com soluções criativas e inovadoras. 

Do seu lado têm a estrela Tai Yin, que coloca a seu favor a protecção de figuras femininas fortes. Com efeitos opostos, aparece a estrela do azar Yang Ren, propensa a explosões de temperamento. Manter a calma é fundamental para um ano mais pacífico.

Dinheiro ***

Carreira ***

Amor *

Saúde *

SERPENTE

Nascidos em 1929, 1941, 1953, 1965, 1977, 1989, 2001, 2013

Na constelação das Serpentes, surgem as estrelas da sorte Jin Yu – que trará protecção dos superiores hierárquicos e de figuras dominantes; e a San Tai – que pode ajudar a elevar o estatuto social, bem como à promoção profissional.

Por outro lado, as Serpentes são o signo com as estrelas mais negativas na sua constelação, como a Fei Fu, Guan Fu e a Nian Fu, associadas a opiniões negativas, conflitos e desentendimentos. É sugerido que se coloque um copo de água a Sul na casa para proteger os relacionamentos.

Presente está ainda a Wu Gui, a estrela dos traidores; a Tian Ku, associada a maior sensibilidade e tendência para a emoção; a Zhi Bei, da inveja e cusquice, e a Di Sha, que apesar de aparecer não está numa posição ameaçadora.

Neste ano as relações familiares da Serpente poderão ser revistas e renovadas. Para tanto a Serpente deverá  deixar a intransigência de lado e estar disposta a agir com imparcialidade, deixando para trás os julgamentos do passado.  Desta forma, visando o bem maior, soluções serão propostas por meio do mútuo entendimento e união de todos os envolvidos. As amizades estarão favorecidas neste período, com disputas amistosas e companheirismo.

Antecipam-se oportunidades de aprendizagem e de investimento, ainda que sejam desaconselhadas novas aventuras. É provável que o que se tem agora dê frutos este ano. Há fortes probabilidades de maior riqueza e de progressos na carreira.

Dinheiro **

Carreira **

Amor *

Saúde *

CAVALO

Nascidos em 1930, 1942, 1954, 1966, 1978, 1990, 2002, 2014

Em conflito com a regência do ano lunar que agora termina, os Cavalos ainda terão de lidar com os efeitos negativos dessa circunstância até à Primavera de 2021. 2020 terá sido um ano de conflitos e a energia conflituosa residual pode manter os nativos deste signo nessa predisposição por mais uns tempos, acabando por gerar instabilidade e alterações.

Apesar disso, espera-se mais sorte, uma vez que os Cavalos deixam de estar em desarmonia com o regente. Contam com a presença da Xian Chi, a estrela das relações temporárias, vantajosa para os relacionamentos e que faz com que os outros tenham tendência a colocar os Cavalos à sua volta em primeiro lugar.

No amor, será um ano moderado para o Cavalo, que poderá estar mais selectivo e introspectivo. Haverá bons momentos afectivos com alguns reveses. Este ano possibilitará ao inquieto Cavalo acalmar a sua mente e identificar a qualidade das suas emoções e dos seus sentimentos. Uma nova compreensão chegará, ajustando-se à sua realidade, modificando a sua maneira de pensar e de se relacionar com o outro. Os conflitos deste período poderão ser decorrentes de influências externas. O diálogo sincero  e a troca de experiências fortalecerão a sua relação. Os solteiros poderão desfrutar dos encontros afetivos e de novas aventuras amorosas.

Será um ano positivo socialmente, em que os Cavalos deixarão boas impressões juntos dos outros. Os empresários e os trabalhadores por conta própria devem por isso fazer uso disso, já que será um ano favorável ao estatuto e reputação sociais.

A estrela Yue De pode tornar os percalços em boa sorte, é uma estrela de misericórdia e perdão. Ou seja, se os Cavalos não guardarem rancor e não procurarem vingança, todo o azar pode vir a transformar-se em bons desígnios. 

A saúde também não está ameaçada.

Dinheiro **

Carreira ***

Amor *

Saúde **

CABRA

Nascidos em 1931, 1943, 1955, 1967, 1979, 1991, 2003, 2015

Os nativos de Cabra têm pela frente um ano custoso. Em desacordo com a regência do ano lunar, serão tempos de instabilidade e mudanças de vida incluindo nas relações e carreira. No caso de um casal, isso pode significar o fim, mas também uma alteração, como o casamento ou a gravidez.

O feng shui deve estar de feição. Até 2024, as Cabras devem optar por viver numa casa que esteja de fronte para Sudeste ou Noroeste, posições que atraem segurança, saúde e riqueza. Se o objectivo for apenas a riqueza, a porta principal da entrada deve encarar as direcções Sul ou Oeste; para boas relações familiares, a entrada deve estar virada para Este ou Norte. De evitar, em qualquer circunstância, casas direccionadas para Nordeste ou Sudoeste. Se estiver numa casa com essas características, espere até 2024 e substitua todos os utensílios de cozinha por novos.

No que respeita à carreira, é aconselhada cautela já que a tendência será para os extremos. Devem evitar-se as mudanças por iniciativa própria. A sorte vai, no entanto, mudar em 2022, quando há mais probabilidade dos nativos de Cabra serem bem-sucedidos.

Há boas possibilidades de crescimento profissional, mas com mais trabalho. Será um ano em que vai ser preciso um esforço redobrado para se conseguir resultados satisfatórios.

Nas relações são esperadas mudanças, que não têm de ser necessariamente más. A saúde é a que estará mais susceptível com propensão para acidentes e lesões. O cuidado com a alimentação, assim como com o estado físico e mental, ajudará a evitar desfechos infelizes.

As Cabras gozam ainda da presença da Di Jie, estrela que transforma os percalços em sorte e que ajuda a minimizar os impactos negativos das estrelas de azar como a Da Hao, associada a perdas económicas e despesas. A Sui Po, associada à instabilidade, também aparece na constelação da Cabra.

Dinheiro *

Carreira **

Amor **

Saúde *

MACACO

Nascidos em 1932, 1944, 1956, 1968, 1980, 1992, 2004, 2016

Os Macacos, que estavam em sintonia com a regência do ano lunar em 2020 – e que, por isso, terão beneficiado ao nível das relações pessoais – podem esperar um 2021 igualmente promissor.

A Tian Xi, estrela dos relacionamentos, está bem brilhante, o que significa que os macacos ainda se sairão melhor no amor e nas relações em geral no novo ano lunar. É uma altura ideal para casar para os que estão em relações estáveis; será um ano propício a novos romances para os solteiros e de uma boa fase para os casados.

Também será um ano positivo tanto para investimentos como para aprender e por exemplo, investir em formação. 2021 será, no entanto, o último com o elemento água como energia dominante, que funciona a favor dos Macacos. O conselho é que não se desperdicem oportunidades este ano porque demorará até que apareça outro bafejado de tanta sorte.

Além da estrela das relações Tian Xi, estão também presentes Long De, Zi Wei e Gui Ren, estrelas da sorte e que atraem a presença e apoio de figuras fortes. Os Macacos terão mais gente a olhar por si e que o ajudarão.

Do lado do azar, aparecem a Hong Yan, negativa para os relacionamentos e que poderá atrair ameaças. O aviso é deixado especialmente aos casados, que devem resistir às tentações sob pena de porem em risco as relações longas e a sorte na carreira.

Também ao nível do dinheiro, esperam-se perdas inesperadas e recomenda-se uma gestão sensata do orçamento em 2021. Os investimentos devem guardar-se para 2022, excepção feita aos Macacos que nasceram na Primavera ou Verão, que poderão arriscar.

Dinheiro *

Carreira *

Amor ***

Saúde ***

GALO

Nascidos em 1933, 1945, 1957, 1969, 1981, 1993, 2005, 2017

Em harmonia com o regente do ano, é esperado que os Galos tenham sorte nas relações mesmo que não seja ao nível do ano que terminou, quando foi um dos signos do zodíaco chinês que mais vezes beneficiou das estrelas da sorte neste campo. O ano do Búfalo tende a ser muito positivo para a vida amorosa do Galo. O período promete trazer entendimento e harmonia emocional e afectiva, propiciando maior comprometimento e fortalecimento da união, com possível enlace matrimonial.

O Galo deverá manter-se confiante e seguir a sua intuição evitando dar crédito ao diz-que-disse e não deixando que experiências do passado contaminem o seu relacionamento. Para os solteiros em busca de um par, haverá boas expectativas de romance em encontros sociais e viagens.

2021 será um ano propício a investir, mas só ao nível da formação e educação, e isso aplica-se a qualquer idade. Já no que respeita ao investimento monetário não é aconselhado.

A presença das estrelas Ba Zuo e Jiang Xing, propícias a mais poder e à ascensão social, levarão os outros a respeitar mais os Galos. A Jin Gui, que literalmente significa “baú de ouro”, trará riqueza, mas a Fu Chen trará obstáculos. Traduzido do chinês o termo significa “boiar” ou “afundar”, ou seja, este ano um passo em frente poderá implicar outro atrás. Espera-se também que em 2021 se gaste mais do que se ganha, apesar da estrutura-base não sofrer abalos. Por isso, o Galo deverá evitar gastos desnecessários.

Ao nível da carreira é um bom ano para arriscar e procurar a novidade, sair da zona de conforto e fazer novas apostas. Os Galos estão receptivos à mudança, mesmo que levem tempo a adaptar-se a elas. Os empreendimentos a curto prazo estarão favorecidos e o Galo poderá contar com o apoio de pessoas próximas. Entretanto, deverá cultivar o senso de realidade sendo diligente e minucioso ao analisar os planos e os documentos para não sofrer prejuízos.

Dinheiro *

Carreira **

Amor **

Saúde ***

CÃO

Nascidos em 1934, 1946, 1958, 1970, 1982, 1994, 2006, 2018

2021 será um ano para se ter cuidados extra com a saúde. Além da atenção à dieta, os nascidos sob o signo do Cão devem procurar relaxar e evitar stresse, que poderá potenciar o aparecimento de doenças. A boa notícia é que será um ano privilegiado ao nível do dinheiro, ainda que não a 100 por cento e em todos os casos. O Cão está numa situação que se diz de “tortura” em relação ao regente do ano, o que implicará inveja e, consequentemente, obstáculos na carreira e riqueza, entre outras consequências.

Apesar disso, e à custa da estrela da misericórdia Tian De, que transforma percalços em sorte, podem esperar bons desígnios. Mesmo quando sejam alvos de ataque, só precisam de evitar comportamentos de vingança, já que esta estrela significa perdão e bondade.

A Ban An dará aos nascidos no ano do Cão enormes oportunidades de serem promovidos e sorte no que concerne ao dinheiro.

A estrela Juan She, que tende a atrair as invejas, tornará o ano difícil e aumentará as probabilidades de um conflito grave com alguém. Para reduzir as probabilidades é sugerido que se coloque um copo de água virado para Sul no escritório e um objecto rosa a Sudoeste.

Este será um ano que possibilitará ao Cão reforçar e estreitar os laços com os seus familiares. Para que isso aconteça, o deverá permitir-se estar mais presente no núcleo familiar, disponibilizando-se a ouvir e a conhecer melhor as necessidades de cada um dos entes queridos e, desta forma, compreendê-los melhor. Os amigos estarão mais amistosos e colaborativos e poderão apoiá-lo no que for preciso.

Também se recomenda mais atenção na relação amorosa, dado que será um ano propício a pequenas discussões que podem acabar por ter consequências mais graves. É aconselhado que se doseie a impaciência e impulsividade, e aumento do autocontrolo e da calma, especialmente nos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro.

Dinheiro **

Carreira **

Amor *

Saúde *

PORCO

Nascidos em 1935, 1947, 1959, 1971, 1983, 1995, 2007, 2019

Os nativos de Porco tiveram do seu lado as estrelas favoráveis às relações em 2020. Este ano, é esperado que as relações também sejam um campo frutífero já que os Porcos contam com a estrela que garante o apoio de figuras fortes.

Neste período, a vida familiar do Porco será satisfatória. No entanto, situações imprevistas e inesperadas poderão trazer aborrecimentos e inquietações. O Porco poderá surpreender-se com a compreensão e colaboração dos entes queridos e amigos, ao permitir-se compartilhar as questões que o incomodam e o afligem. O período favorecerá as viagens, as reuniões familiares e as novas amizades. Será preciso evitar coscuvilhices.

A estrela da mobilidade Yi Ma também aparece a brilhar na constelação, especialmente importante para quem viaja em trabalho com frequência e lida com várias pessoas em termos profissionais. Yi Ma significa mudanças, que podem ser boas ou más.

Os nativos deste signo têm maior probabilidade de viajarem e de viverem mudanças no trabalho e na vida pessoal. Não se indica nem sorte nem azar para este ano lunar, significando que o destino dependerá da disposição de cada um e não tanto da influência do zodíaco. Aos que lhe calhar o azar, acabarão apenas exaustos de tanta alteração sem um benefício real.

2021 será também um ano exigente em termos de riqueza, e que implicará mais esforço. Aparentemente, quanto mais se esforçar mais dinheiro terá, facto particularmente benéfico para os que trabalham por conta própria ou têm profissões autónomas, como designers, agentes imobiliários e de seguros. Os empresários também têm mais oportunidades de fechar negócios rentáveis. De fora ficam os que trabalham por conta de outrem, já que a remuneração não oscila em função do volume de trabalho.

É também provável que ocorram grandes mudanças este ano, por exemplo de casa ou de emprego, ou passar-se por experiências marcantes como viagens longas e fortes. A estrela Tian Ma indica que devem surgir alterações na vida dos nativos de Porco. Acima de tudo, importa salientar que o Porco este ano está por sua conta e risco, sendo que terá de se dedicar a sério em todas as componentes da vida.

Dinheiro ***

Carreira ***

Amor *

Saúde ***

ARTIGO