Sexta-feira, Março 5, 2021
Inicio Macau Governo distingue profissionais de saúde por empenho na luta contra a Covid-19

Governo distingue profissionais de saúde por empenho na luta contra a Covid-19

Foram 34 as personalidades e entidades a quem o Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, entregou medalhas e títulos honoríficos, por se terem notabilizado “por feitos pessoais, contributos para a sociedade ou serviços prestados à RAEM” em 2020. A lista deste ano foi constituída, sobretudo, por muitos dos profissionais de saúde e serviços que fizeram parte do mecanismo de resposta ao novo coronavírus.

O anterior Chefe do Executivo Chui Sai On e o médico Zhong Nanshan, especialista em doenças contagiosas, foram agraciados com a mais alta distinção da RAEM: a Medalha de Honra Grande Lótus. Viriato Manuel Pinheiro de Lima, magistrado português do Tribunal de Última Instância reformado desde 2019, recebeu a medalha Lótus de Prata. 

A Lótus de Ouro distinguiu o trabalho da Associação de Educação de Macau e os antigos secretários para os Transportes e Obras Públicas Lau Si Io, e para a Economia e Finanças Lionel Leong, bem como o antigo Comandante-geral dos Serviços de Polícia Unitários (SPU) Ma Io Kun.

Lei Chin Ion, director dos Serviços de Saúde (SSM), recebeu a medalha de Mérito Altruístico, para além dos SSM terem sido distinguidos com a medalha de mérito profissional. Num ano marcado pela pandemia, Lei Chin Ion dedicou a medalha a todos os colegas, indicando que os profissionais de saúde e os trabalhadores da linha frente assumem uma missão importante.

Além de vários serviços públicos, entre os distinguidos estão também as equipas que ajudaram a resgatar os residentes de Macau retidos na província de Hubei e no cruzeiro Diamond Princess, no Japão, que receberam o Título Honorífico de Valor. Na mesma categoria, também a equipa de missão de apoio no combate à pandemia em África recebeu uma distinção.

A Medalha de Serviços Comunitários foi atribuída a três figuras que se tornaram conhecidas durante a pandemia: Alvis Lo Iek Long, pneumologista e médico adjunto da Direcção do Centro Hospitalar Conde de São Januário; Lam Chong, chefe do Centro de Prevenção e Controlo de Doença; e Leong Iek Hou, médica do Centro de Doenças Infecciosas.

As Medalhas de Valor, que “pretendem premiar as entidades ou órgãos públicos ou os trabalhadores que mais se distinguiram no desempenho das suas funções pela prestação de serviços de relevo ou pelo contributo activo e entrega abnegada evidenciados em acções em prol da sociedade e do bem comum”, foram para o Centro de Prevenção e Controlo da Doença dos Serviços de Saúde, o Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Conde de São Januário e o Gabinete de Gestão de Crises do Turismo.

Também o Departamento de Fiscalização Alfandegária dos Postos Fronteiriços dos Serviços de Alfândega, a Equipa de Ambulâncias para Doenças Infecciosas do Corpo de Bombeiros, o Departamento de Controlo Fronteiriço do Corpo de Polícia de Segurança Pública e o Departamento de Informações e Apoio da Polícia Judiciária receberam Medalhas de Valor.

A Medalha de Dedicação foi entregue aos Departamentos de Higiene Ambiental e Licenciamento e de Segurança Alimentar do Instituto para os Assuntos Municipais.

As associações de Indústria Turística de Macau, a das Agências de Turismo e das Agências de Viagens de Macau foram distinguidas com a medalha de Mérito Turístico. Já no campo da cultura, as medalhas de mérito foram para a Livraria Seng Kwong, Ng Wai Kin e Kuan Kun Cheong, este último conhecido pelas pinturas chinesas de estilo Lingnan e por se ter dedicado ao desenvolvimento da arte local há 40 anos.

A Medalha de Mérito Industrial e Comercial, por sua vez, foi atribuída à Associação das Empresas Chinesas de Macau e à União das Associações dos Proprietários de Estabelecimentos de Restauração e Bebidas de Macau.

ARTIGO