Domingo, Novembro 28, 2021
Inicio Política Eleições à Assembleia Legislativa, novas caras no hemiciclo

Eleições à Assembleia Legislativa, novas caras no hemiciclo

Decorreram no dia 12 de Setembro as eleições para a sétima Assembleia Legislativa da RAEM, que será constituída por 33 deputados. Foram escolhidos os deputados para os 14 mandatos do sufrágio directo e 12 do sufrágio indirecto

Mais de 137 mil eleitores que estavam recenseados compareceram às urnas, representando 42,38 por cento do universo de votantes para o sufrágio directo. Das 14 listas candidatas, metade conseguiu eleger deputados, com a lista 3 da Associação dos Cidadãos Unidos de Macau a sair como vencedora deste acto eleitoral.

Com mais de 26 mil votos e três mandatos conquistados, a lista reelege os deputados Si Ka Lon e Song Pek Kei, para um terceiro mandato, e o número três Lei Long Wong vai estrear-se no hemiciclo.

O segundo melhor resultado foi da lista 11 da União para o Desenvolvimento, que voltou a conseguir dois mandatos. Com 23.760 votos, os deputados Ella Lei Cheng I e Leong Sun Iok voltam à Assembleia Legislativa para mais quatro anos.

A Nova Esperança, encabeçada por José Pereira Coutinho, passa a ser a terceira força no hemiciclo, tendo conquistado um segundo mandato Che Sai Wang, o número dois da lista 14.

Dois mandatos também para a União de Macau-Guangdong, com Zheng Anting e Lo Choi In, para a União Promotora para o Progresso, com duas estreias, Leong Hong Sai e Ngan Iek Hang, e para a Aliança de Bom Lar, com a reeleição de Wong Kit Cheng acompanhada pelo estreante Ma Io Fong.

Com um mandato, a fechar o lote de deputados do sufrágio directo, a lista 6, Poder da Sinergia, conseguiu a eleição de Lam U Tou, com 8763 votos, mais uma estreia na Assembleia Legislativa.

Os 12 deputados eleitos pelo sufrágio indirecto já têm experiência no hemiciclo. Kou Hoi In, José Chui Sai Peng, Ip Sio Kai e Wang Sai Man (sectores industrial, comercial e financeiro), Lam Lon Wai e Lei Chan U (sector do trabalho), Chui Sai Cheong, Vong Hin Fai e Chan Iek Lap (sector profissional), Ho Ion Sang (sector dos serviços sociais e educacional), e Chan Chak Mo e Angela Leong On Kei (sectores cultural e desportivo).

O Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, vai ainda nomear os restantes sete deputados que compõem o hemiciclo com mandato entre 2021 e 2025.

***

Deputados eleitos por sufrágio directo

Si Ka Lon

Lei Cheng I

José Pereira Coutinho

Zheng Anting

Leong Hong Sai

Wong Kit Cheng

Song Pek Kei

Leong Sun Iok

Che Sai Wang

Lam U Tou

Lo Choi In

Ngan Iek Hang

Ma Io Fong  

Lei Leong Wong

Deputados eleitos por sufrágio indirecto

Kou Hoi In

José Chui Sai Peng

Ip Sio Kai

Wang Sai Man

Lam Lon Wai

Lei Chan U

Chui Sai Cheong

Vong Hin Fai

Chan Iek Lap

Ho Ion Sang

Chan Chak Mo

Leong On Kei

ARTIGO