Domingo, Novembro 28, 2021
Inicio Desporto RAEM recebe Jogos Nacionais em 2025

RAEM recebe Jogos Nacionais em 2025

Será em conjunto com as regiões de Hong Kong e Guangdong que Macau vai organizar os 15.º Jogos Nacionais da República Popular da China, em 2025

Pela primeira vez na história, Macau será palco dos Jogos Nacionais da República Popular da China. A decisão foi anunciada no final do mês de Agosto, depois de aprovada pelo Conselho de Estado. A organização do evento será repartida entre as regiões de Macau, Hong Kong e Guangdong, um certame que se enquadra na estrutura do projecto da Grande Baía, que integra as duas regiões administrativas especiais e nove cidades da província de Guangdong, representando no total mais de 60 milhões de habitantes.

Os Jogos Nacionais da China foram criados em 1959 e são o principal evento desportivo a nível nacional. Realizam-se a cada quatro anos. A RAEM tem então a oportunidade de co-organizar este grande evento de envergadura nacional e o Instituto do Desporto de Macau sublinha que a responsabilidade “vem encorajar os atletas locais e toda a população”.

A escolha das regiões anfitriãs surgiu na sequência da realização dos 13.º Jogos Nacionais, que tiveram lugar em Tianjin em 2017, sendo que a 14.ª edição estava já atribuída à região de Shaanxi, certame que decorreu em Setembro deste ano.

A província de Guangdong e as regiões administrativas especiais de Hong Kong e de Macau iniciaram o estudo da possibilidade de organização conjunta da edição de 2025, e, após a análise levada a cabo pelos três governos, concluíram que “possuíam condições para a organização deste grande acontecimento desportivo que contribuirá para o desenvolvimento do desporto na região da Grande Baía, mas também para adaptação ao desenvolvimento do país”, refere o Instituto do Desporto.

Os três governos locais já definiram em que base vai funcionar a sua colaboração, destacando os requisitos de “simples, seguro, maravilhoso” para nortearem a organização. Uma das prioridades é o aproveitamento das infra-estruturas actuais, mas também a gestão rigorosa do orçamento.

O Instituto do Desporto da RAEM refere também a importância de economizar os custos de organização, ainda que cumprindo rigorosamente a dimensão e a qualidade do evento, sem esquecer a manutenção de esforços de prevenção da epidemia de Covid-19.

A RAEM recebeu, em 2005, a terceira edição dos Jogos da Ásia Oriental, e em 2007, a segunda edição dos Jogos da Ásia Oriental em recinto coberto, também eventos multidesportivos, com centenas e atletas e dezenas de modalidades em competição.

A edição dos Jogos Nacionais que antecede a organizada por Macau realizou-se no período entre 15 e 27 de Setembro na província de Shaanxi.

Na despedida, que decorreu na sala multiusos da Sede do Governo da RAEM, a delegação desportiva de Macau foi encorajada pelo Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, para alcançar excelentes resultados, demonstrando o seu melhor possível, já com vista à recepção dos 15.° Jogos Nacionais. Com 154 membros, dos quais 102 atletas, competiram em 17 modalidades.

ARTIGO