UCCLA inicia em Maputo o projecto LER

O Projecto LER, desenvolvido pelo Conselho Municipal de Maputo (Membro Efetivo da UCCLA), em Moçambique, em parceria com a UCCLA e o apoio da Cooperação Portuguesa, pretende implementar uma actuação estruturante no âmbito das competências de leitura e escrita, tanto ao nível da aprendizagem escolar como da prática social.

 

Existe o desafio de envolver, já no primeiro ano, todos os Distritos Municipais, a totalidade das Bibliotecas Municipais e 14 escolas também em todos os Distritos Municipais.

O arranque das actividades de implementação do projecto LER decorreu no dia 19 de Setembro, com um Workshop interno de planeamento do projecto, metodologias e materiais. A UCCLA procedeu à apresentação e debate do projecto, levantamento exaustivo de todas as actividades e planeamento participativo, caracterização do público-alvo, definição de estratégias de intervenção e ideias para o desenvolvimento do projecto.

De 22 a 24 de Setembro, realizou-se a Oficina de Formação “Organização e Metodologias de Gestão de Bibliotecas”. A formação envolveu 20 técnicos municipais do Departamento de Arquivo, Documentação e Biblioteca e professores responsáveis por Bibliotecas Escolares.

O Município de Maputo, no espaço do projecto LER, pretende trabalhar em rede com as escolas do ensino primário, dando especial atenção à formação dos professores afectos às bibliotecas escolares, promovendo redes partilhadas e dialogantes entre bibliotecas municipais e bibliotecas escolares e desenvolvendo práticas conhecedoras da realidade, mas também da imaginação dos participantes.

Decorreu, ainda, no dia 22 de Setembro, uma reunião de apresentação do projecto LER aos Directores Distritais de Educação com o vereador da Educação, Cultura e Desportos e com a Directora da Direção Municipal de Educação, Cultura e Desportos e, no dia 23 de Setembro, um Atelier Livro no Jardim dos Paços do Concelho.

Estão previstas para o primeiro mês de implementação ainda duas formações: Brincar a Ler e Projecto Educativo; nove Rodas de Leitura em todas as Bibliotecas Municipais e Distritos Municipais; três Ateliers de Construção de histórias e livros; sete workshops escolares em todos os Distritos Municipais; sete sessões de apresentação e debate do projecto em todos os Distritos Municipais com a presença dos vereadores Municipais e Secretários de Bairro; seis Workshops Espaço Biblioteca; um Seminário interno de avaliação e Planeamento Projecto; um Fórum público comunicação de resultados e várias reuniões com entidades públicas, governamentais e locais.

A Oficina de Formação “Brincar a Ler e Projecto Educativo”, que decorreu até ao dia 2 de Outubro, no recente Centro de Formação da Cidade de Maputo, envolveu técnicos municipais e professores dos Distritos de KaMavota, KaMaxakeni, KaMubukwana e KaTembe. A acção pretendeu promover novas metodologias para a promoção do livro e da leitura, em projecto educativo que reforce o diálogo entre as escolas e a rede de Bibliotecas Municipais.

O Projecto LER tem como objectivo melhorar a qualidade da educação primária no município de Maputo através da promoção do livro e das competências de leitura e escrita, pensado para uma intervenção de qualidade e identificado como prioritário no âmbito da descentralização do ensino primário.